A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), instituída pela Lei...
Considerando a LRF, está correto que se afirma em:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - Segundo a LRF os entes da federação devem definir metas de receitas, despesas, resultados primário e nominal e de dívida pública em seus orçamentos.
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é um importante marco na gestão pública brasileira, criado para promover o controle, planejamento e transparência fiscal, garantindo o equilíbrio das contas públicas. Essa lei estabelece diretrizes claras para que os governos em todas as esferas fiquem responsáveis financeiramente e planejem suas ações de forma sustentável.
**Explicação do Tema Central:** A LRF visa assegurar que os entes federativos (União, Estados, Municípios e Distrito Federal) mantenham suas finanças em ordem, prevenindo excessos de gastos e evitando a criação de dívidas insustentáveis.
**Por que a Alternativa B está correta:** A LRF exige que os entes federativos estabeleçam metas de receitas, despesas, resultados primário e nominal, além de definirem limites para o endividamento. Isso está claramente descrito nos artigos 4º e 9º da Lei, que apontam para a necessidade de planejamento financeiro e a definição de metas fiscais a serem cumpridas.
**Análise das Alternativas Incorretas:**
A - A LRF realmente estabelece limites para despesas de pessoal, mas esses limites são de 50% para a União e 60% para Estados e Municípios (artigos 19 e 20). Portanto, afirmar que é 50% para cada esfera está incorreto.
C - A LRF proíbe operações de crédito entre os entes da federação, exceto em situações muito específicas e com aprovação legislativa (artigo 35). Assim, a afirmação de que podem realizar empréstimos entre si não está correta.
D - A LRF realmente impede que gestores aumentem despesas com pessoal nos últimos 180 dias do mandato, e não 60 dias, para evitar compromissos financeiros sem cobertura (artigo 21, parágrafo único).
E - A LRF proíbe a aplicação de receitas de capital oriundas da venda de bens públicos para cobrir despesas correntes, com exceção de algumas situações específicas, mas não para despesas correntes ou previdência (artigo 44).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: B
- A LRF impõe limite máximo para as despesas com pessoal (servidores públicos), fixando esse em 50% da receita corrente líquida de cada esfera de governo. (50U/60E/60m)
- A LRF permite que a União, Estados, Distrito Federal e Municípios realizem operações de crédito entre si, por meio da concessão de empréstimos para saldar dívidas. (não permite)
- A LRF proíbe que os gestores aumentem despesas com pessoal nos últimos 60 dias de seu mandato para que os governantes não deixem dívidas ou compromissos financeiros sem cobertura. (180 dias)
- A LRF permite a aplicação da receita de capital derivada da venda de bens e direitos que integram o patrimônio público para o financiamento de despesas correntes, inclusive para cobertura dos regimes de previdência social. (não permite)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo