O pulso de Corrigan está associado à:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão exige o reconhecimento de um achado semiológico clássico — o pulso de Corrigan — e sua associação fisiopatológica com valvopatias. Pulso de Corrigan (ou “pulso em martelo d'água”) refere-se a um pulso periférico com expansão e colapso rápidos, essencial para o diagnóstico físico de certas doenças cardíacas.
Justificativa da alternativa correta (E - insuficiência aórtica):
Na insuficiência aórtica, a válvula aórtica não se fecha adequadamente durante a diástole. Isso provoca regurgitação do sangue da aorta para o ventrículo esquerdo, levando a aumento do volume diastólico, sobrecarga de volume e elevação da pressão de pulso (diferença entre pressão sistólica e diastólica). Esse fenômeno se expressa clinicamente pelo pulso de Corrigan, facilmente percebido nas carótidas, além de outros sinais clássicos como Musset (balanço cefálico) e Quincke (pulsação capilar).
Segundo a Atualização das Diretrizes Brasileiras de Valvopatias – 2020: “Na insuficiência aórtica importante, são observados sinais periféricos decorrentes do aumento acentuado da pressão de pulso, como o pulso de Corrigan.”
Análise das alternativas incorretas:
(A) Estenose mitral grave: Não está relacionada ao pulso de Corrigan. Nessa valvopatia, há obstrução ao fluxo atrioventricular e sintomas congestivos, mas o pulso periférico geralmente é normal.
(B) Estenose pulmonar: Causa aumento da pressão no VD, mas não provoca elevação da pressão de pulso ou colapso rápido nas artérias sistêmicas.
(C) Insuficiência mitral: Gera sopro sistólico e sintomas de congestão (ex.: dispneia), mas não resulta nos sinais periféricos observados na insuficiência aórtica.
(D) Insuficiência tricúspide: Produz sinais de congestão venosa sistêmica (ex.: refluxo hepatojugular), com alterações menos típicas nos pulsos arteriais.
Dicas de prova: O termo “pulso de Corrigan” pode aparecer junto a sinais clássicos de insuficiência aórtica em questões de concurso. Atenção às “pegadinhas” em valvopatias, já que sinais periféricos específicos costumam ser cobrados. Sempre associe expansão/colapso de pulso a patologias de alta pressão de pulso, como a insuficiência aórtica!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo