Quando a autora afirma “Sem direito a recurso, réplica ou tr...
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto a seguir para responder às questões que a ele se referem.
A arte do encontro
1 ____ ENCONTRO – substantivo masculino. 1. Ato de encontrar(-se), de chegar um diante do outro ou uns diante
dos outros. 2. Junção de pessoas ou coisas que se movem em vários sentidos ou se dirigem para o mesmo ponto.
____ Se há algo que o 2020 nos surrupiou sem pedir licença foi o arbítrio do encontro. Lá em março, entendemos
que, para reduzir riscos de contágio durante pandemia, era preciso respeitar as orientações e reduzir ao máximo
5 encontros presenciais. Sem direito a recurso, réplica ou tréplica, nos restou aceitar a decisão e ponto final.
____ Aí veio o mês de abril, maio, junho, julho, e cá estamos, cinco longos meses depois, sob a mesma restrição de
evitar desnecessários encontros presenciais ou aglomerações desnecessárias. [...]
____ Fato é: de encontros e abraços todos estamos precisados! Mas, porém, contudo, todavia, entretanto para
acreditar que logo retomaremos essa possibilidade de encontrar quem nos faz bem, por enquanto o foco se
10 concentra nos encontros virtuais. Logicamente, assim como eu exercito minha reflexão a respeito, pergunto a você:
seus atuais encontros têm divertido seu coração?
____ A gente sabe que encontro bom e verdadeiro é aquele onde se divide muito mais do que tempo e espaço; é o
que nos proporciona a sensação de presença, nos faz sentir acolhidos. E vamos concordar que acolhimento faz um
bem danado em qualquer momento de vida! Será que foi preciso viver um período de limitações para valorizarmos a
15 intensidade de um precioso encontro? Quantas vezes cruzamos com o outro e, imersos na urgência dos dias, sequer
nos permitimos um papo rápido? Talvez tenhamos trocado de maneira desproporcional os amigos reais pelos
virtuais, mas isso é conversa pra outro momento.
Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/a-arte-do-encontro/. Acesso em: 18 set. 2020. Adaptado.
Quando a autora afirma “Sem direito a recurso, réplica ou tréplica [...]” (linha 5), ela quis dizer que não havia qualquer possibilidade de
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: Esta é uma questão de interpretação de texto, mais especificamente sobre o reconhecimento do sentido de expressões idiomáticas e termos técnicos aplicados fora do contexto jurídico, conforme a norma-padrão e os princípios da semântica textual.
Justificativa da alternativa correta (A – argumentação):
No trecho analisado – “Sem direito a recurso, réplica ou tréplica [...]” –, a autora faz uso de termos clássicos do universo jurídico (recurso, réplica, tréplica), que denotam etapas do processo de contestação ou argumentação entre as partes. Ao afirmar que não havia esse direito, o texto expressa que não era possível debater, contrariar ou recorrer da decisão imposta pela pandemia.
De acordo com a norma-padrão e gramáticos renomados (como Bechara e Cunha & Cintra), compreensão textual exige a habilidade de olhar para o contexto imediato e perceber a ideia principal: a restrição foi absoluta, eliminando qualquer espaço para apresentação de argumentos contrários.
Portanto, a resposta correta é “argumentação”, pois o conjunto de palavras indica a impossibilidade de contestar ou debater. Estratégia valiosa: ao encontrar expressões técnicas inseridas em outro contexto, relacione-as ao sentido mais amplo da palavra, que, aqui, é o ato de discordar, discutir ou defender ideias.
Análise das alternativas incorretas:
B) Repetição: Os termos não sugerem repetir um ato, mas responder a argumentos.
C) Duplicação: Duplicar é tornar algo em dobro, não encaixa no contexto.
D) Simplificação: O texto não trata de simplificar processos, mas da falta de debate.
E) Triplicação: Apesar do “trê” em tréplica, refere-se à terceira resposta numa discussão, e não a multiplicar algo por três.
Resumo para concursos: Atenção a palavras técnicas usadas figurativamente! No contexto, “recurso, réplica, tréplica” remetem ao direito de argumentar/defender-se. Os manuais oficiais e gramáticas consagradas orientam que a verdadeira interpretação observa não só o sentido das palavras, mas principalmente o contexto em que estão inseridas (cf. Manual de Redação da Presidência da República, 2.3, e Cunha & Cintra, “Interpretação de Texto”).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ARGUMENTAÇÃO - recurso de linguagem usado na defesa de um ponto de vista acerca de um assunto em situações de debate e discussão de ideias.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo