Com relação à Ética em Pesquisa com Seres Humanos, são direi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4235414 Direito Sanitário
Com relação à Ética em Pesquisa com Seres Humanos, são direitos dos participantes de pesquisa: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A

Fundamento decisivo: Resolução CNS nº 466, de 12 de dezembro de 2012, itens IV.3, alíneas e e g, IV.5, alínea d, e IV.3, alínea i: “garantia de manutenção do sigilo e da privacidade dos participantes da pesquisa durante todas as fases da pesquisa;”; “explicitação da garantia de ressarcimento e como serão cobertas as despesas tidas pelos participantes da pesquisa e dela decorrentes; e”; “garantindo, também, que o participante, sem qualquer penalização, pode retirar o consentimento, quando lhe convier;”; “informar o nome, o endereço e o telefone das entidades ou pessoas a quem o participante da pesquisa possa recorrer em caso de dúvidas ou de quaisquer outros problemas relacionados com a pesquisa e com os seus direitos, incluindo o CEP responsável pela aprovação da pesquisa, e a CONEP, quando pertinente;”. Como o enunciado pergunta pelos direitos do participante, a alternativa A é a única que coincide com a norma ao assegurar informação/esclarecimento, desistência sem prejuízo e respeito à privacidade.

Tema central: Direitos do participante
Análise das alternativas
A
Certa
A alternativa A está correta porque corresponde aos direitos assegurados pela Resolução CNS nº 466/2012 ao participante de pesquisa: receber esclarecimentos sobre a pesquisa, poder retirar o consentimento quando lhe convier sem qualquer penalização e ter garantidos o sigilo e a privacidade durante todas as fases da pesquisa. Esse confronto é direto com os itens IV.3, alíneas a e e, e IV.5, alínea d.
B
Errada
Está errada porque nega direito expressamente previsto. A Resolução CNS nº 466/2012, item IV.3, alínea g, exige a “explicitação da garantia de ressarcimento e como serão cobertas as despesas tidas pelos participantes da pesquisa e dela decorrentes; e”. Portanto, não se pode afirmar que o participante não recebe nenhum ressarcimento das despesas diretamente decorrentes da pesquisa.
C
Errada
Está errada porque a assinatura do TCLE não autoriza divulgação pública da identidade do participante. A regra normativa é oposta: a Resolução CNS nº 466/2012, item IV.3, alínea e, assegura a “garantia de manutenção do sigilo e da privacidade dos participantes da pesquisa durante todas as fases da pesquisa;”.
D
Errada
Está errada porque afirma indevidamente que não devem ser informados dados da CONEP. A Resolução CNS nº 466/2012, item IV.3, alínea i, determina informar contatos para dúvidas e problemas relacionados à pesquisa e aos direitos do participante, “incluindo o CEP responsável pela aprovação da pesquisa, e a CONEP, quando pertinente;”. Logo, a exclusão da CONEP, nos casos pertinentes, contraria a norma.
Pegadinha da questão
A banca explorou três confusões reais: negar o ressarcimento de despesas como se nenhum valor pudesse ser relacionado à pesquisa, supor que o TCLE autoriza divulgação da identidade e tratar a menção à CONEP como sempre dispensável.
Dica para questões semelhantes
  • Em ética em pesquisa, confira se a alternativa preserva quatro eixos: esclarecimento, retirada livre do consentimento, sigilo/privacidade e ressarcimento de despesas.
  • Se a opção restringe a desistência ou admite penalização ao participante, ela contraria a Resolução CNS nº 466/2012.
  • Não confunda ressarcimento de despesas decorrentes da pesquisa com ausência total de valores ao participante.
  • No TCLE, verifique se os canais de contato incluem o CEP e a CONEP, quando pertinente.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo