🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

Julgue o item seguinte, quanto às normas processuais pertine...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4234105 Direito Constitucional
Uma instituição caracterizada como pessoa jurídica de direito público é parte em diferentes demandas judiciais relacionadas à contratação de serviços e gestão de recursos públicos, ajuizadas ou impetradas por cidadãos e órgãos de controle.

Julgue o item seguinte, quanto às normas processuais pertinentes a essa situação hipotética e aos instrumentos de controle judicial da Administração Pública.


É cabível impetrar mandado de segurança contra ato de gestor da instituição, inclusive quando houver possibilidade de dilação probatória, desde que se trate de direito líquido e certo violado por ilegalidade.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

MANDADO DE SEGURANÇA (MS) - RESIDUAL - soldado reserva

  • Todo titular de direito líquido e certo (Não amparado por habeas data ou habeas corpus);
  • Pessoa física ou jurídica que tenha o direito violado.
  • MS é via estreita: NÃO ADMITE PROVA TESTEMUNHAL/PERICIAL Exige prova documental pré-constituída.
  • Nacional ou estrangeiro.
  • Domiciliado ou não em nosso país.
  • É reconhecida a legitimação ativa às universalidades reconhecidas por lei, mesmo não possuindo personalidade jurídica. (Ex: Mesas do congresso, Senado e Câmara, Assembleias, etc.)
  • Exige advogado.
  • Deve haver prova documental pré-constituída.
  • O prazo para impetrar é de 120 diasREPRESSIVO (DECADENCIAL) a contar da ciência do ato ilegal.
  • Desistência - A qualquer tempo - INDEPENDENTEMENTE DA ANUÊNCIA DO IMPETRANTE - Mesmo depois da sentença favorável ao impetrante.
  • Supressão de verba: não se renova mês a mêsConta do primeiro pagamento da supressão.
  • Redução de verba: renova-se mês a mês (trato sucessivo).

O MS Coletivo pode ser impetrado por:

  1. Partido político com representação no Congresso
  2. Entidade de classe
  3. Associação → pelo menos 1 ano
  4. Organização sindical

SÚMULAS

  • Contra decisão judicial transitada em julgado;
  • Contra decisão interlocutória de Juizado Especial;
  • Contra decisão passível de recurso com efeito suspensivo;
  • Para dar efeito suspensivo a recurso do MP que não o possui.
  • Não cabe dilação probatória no mandado de segurança.
  • Contra lei em tese.
  • Para dar efeito suspensivo a recurso do MP que não o possui.
  • É Incabível → Ato de gestão comercial por Empresa Pública, Sociedade de Economia Mista e concessionárias de serviço público;
  • MS não substitui ação popular.
  • O mandado de segurança não é substitutivo de ação de cobrança.
  • Decisão denegatória de mandado de segurança, não fazendo coisa julgada contra o impetrante, NÃO impede o uso da ação própria.
  • Pedido de reconsideração administrativo não interrompe prazo para MS.
  • não cabe condenação de honorários sucumbências em MS
  • Controvérsia sobre matéria de direito não impede a concessão de MS
  • É constitucional o prazo decadencial para impetrar MS
  • Súmula 333 do STJ: Cabe mandado de segurança contra ato praticado em licitação promovida por sociedade de economia mista ou empresa pública.
  • Súmula 41-STJ: STF NÃO TEM competência para processar e julgar, originariamente, mandado de segurança contra ato de outros tribunais ou dos respectivos órgãos.
  • Súmula 177-STJ: O Superior Tribunal de Justiça É INCOMPETENTE para processar e julgar, originariamente, mandado de segurança contra ato de órgão colegiado presidido por Ministro de Estado
  • Súmula 202-STJ: A impetração de segurança por terceiro, contra ato judicial, NÃO se condiciona à interposição de recurso.
  • Súmula 212-STJ: A compensação de créditos tributários NÃO PODE ser deferida em ação cautelar ou por medida liminar cautelar ou antecipatória.

GAB: ERRADO

Se for necessária dilação probatória (produzir novas provas, ouvir testemunhas, perícias etc.), não cabe MS.



No mandado de segurança, o direito deve estar demonstrado por prova pré-constituída, isto é, a prova necessária deve, em regra, acompanhar a petição inicial.

  • Líquido e Certo vs. Dilação Probatória: O Cebraspe adora colocar redações bonitas unindo esses dois conceitos. Lembre-se do casamento indissolúvel: Direito Líquido e Certo = Prova Documental Pré-Constituída. Falou em precisar de perícia, audiência ou juntada posterior de documentos para provar o alegado? Esqueça o Mandado de Segurança.

GABARITO ERRADO

Não cabe dilação probatória no mandado de segurança.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo