Na lesão de Galeazzi, após a redução e a fixação da fratura ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1069354 Medicina
Na lesão de Galeazzi, após a redução e a fixação da fratura da diáfise do rádio, a não redução da articulação radioulnar distal tem como principal causa a má redução da fratura, seguida por interposição tendinosa na articulação. Em caso de interposição, o tendão mais frequentemente envolvido é o
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda a lesão de Galeazzi — caracterizada por fratura da diáfise distal do rádio acompanhada de luxação da articulação radioulnar distal — e trata especificamente da principal causa de não redução dessa articulação após redução da fratura, focando na interposição tendinosa.

Justificativa da alternativa correta (B – Extensor ulnar do carpo):

Após a redução e fixação da fratura do rádio na lesão de Galeazzi, a persistência da luxação da articulação radioulnar distal pode ser atribuída, em muitos casos, à interposição do tendão extensor ulnar do carpo (EUC). Anatomicamente, este tendão situa-se próximo à articulação radioulnar distal e, devido ao mecanismo de trauma, pode ser “aprisionado” no espaço articular, impedindo a redução completa da articulação.

Segundo obras de referência como Rockwood & Green’s Fractures in Adults: “O tendão extensor ulnar do carpo é a estrutura que mais frequentemente se interpõe, bloqueando a redução anatômica da articulação radioulnar distal pós-fratura de Galeazzi.”

Além disso, relatos científicos (por exemplo, no Journal of Hand Surgery) confirmam o EUC como o principal tendão envolvido, fato corroborado em revisões sistemáticas e protocolos ortopédicos internacionais.

Análise das alternativas incorretas:

  • A) Extensor próprio do dedo mínimo: Este tendão localiza-se mais medialmente. Embora possa raramente estar envolvido (casos isolados), não é o principal responsável pela interposição.
  • C) Flexor radial do carpo: Está localizado na região volar (anterior) do antebraço, afastado da articulação radioulnar distal e, portanto, não tem relação anatômica com a lesão discutida.
  • D) Flexor ulnar do carpo: Também está no compartimento anterior, longe do local da fratura/luxação, não participando da interposição
  • E) Extensor comum dos dedos: Apesar de estar dorsal, sua posição é central e não ulnar; raramente será causa de falha na redução.

Dica de prova: Em questões que exigem associação anatômica e topográfica, atente-se sempre à localização dos músculos e tendões no antebraço e sua proximidade com a lesão. Termos como “mais frequentemente” ou “principal” demandam a escolha da alternativa mais prevalente e clássica na literatura, não de exceções.

Conclusão: A alternativa B – Extensor ulnar do carpo é a correta, respaldada por evidência científica e consenso entre especialistas em Ortopedia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão diz respeito à lesão de Galeazzi e a não redução da articulação radioulnar distal após a redução e fixação da fratura da diáfise do rádio. A principal causa dessa não redução é a má redução da fratura, seguida por interposição tendinosa na articulação. Se houver interposição, o tendão mais frequentemente envolvido é o extensor ulnar do carpo, que se insere na ulna e cruza a articulação radioulnar distal. Portanto, a resposta correta é a alternativa B - extensor ulnar do carpo. É importante lembrar que essa informação pode ser útil para o estudo e a compreensão da lesão de Galeazzi e suas implicações clínicas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo