Considerando a Lei 8.142/1990 que dispõe sobre a participaç...
I. A Conferência de Saúde.
II. O Conselho de Saúde.
III. O Comitê gestor Local de Saúde.
Após análise, conclui-se que é correto o que se afirma em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: Lei nº 8.142/1990, art. 1º, caput e incisos I e II: "Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:
I - a Conferência de Saúde; e
II - o Conselho de Saúde." Como o enunciado cobra exatamente quais são as instâncias colegiadas previstas na lei, os itens I e II estão corretos e o item III está fora do rol legal, o que conduz à alternativa B.
- Quando a questão cobrar instâncias, órgãos ou hipóteses previstas em lei, confira se o dispositivo traz rol expresso.
- Na Lei 8.142/1990, art. 1º, as instâncias colegiadas cobradas são somente duas: Conferência de Saúde e Conselho de Saúde.
- Se a alternativa acrescentar órgão não mencionado no texto legal cobrado, o critério de exclusão é a falta de previsão expressa no dispositivo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo