Sobre a realidade da Educação Especial no Brasil, analise a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4323659 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015

Sobre a realidade da Educação Especial no Brasil, analise as assertivas a seguir:



I. A Educação Especial constitui uma modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino.


II. São considerados público-alvo da Educação Especial os/as estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades ou Superdotação.


III. A utilização do termo "preferencialmente" determina que a escolarização dos estudantes público-alvo da Educação Especial ocorra prioritariamente em instituições especializadas, sem vinculação com o ensino regular.



Está CORRETO o que se afirma em 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C

Fundamento decisivo: Lei nº 9.394/1996, art. 58, caput, com redação dada pela Lei nº 12.796/2013: "Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação." No caso, III desloca a preferência legal para instituições especializadas, contrariando o dispositivo; assim, correta a alternativa C.

Tema central: Educação especial na LDB
Análise das alternativas
A
Errada
Ao considerar apenas I correta, exclui indevidamente II. Os três grupos indicados em II estão expressamente contemplados no art. 58, caput, da LDB como destinatários da educação especial.
B
Errada
Ao considerar apenas II correta, exclui indevidamente I. O art. 58, caput, da LDB define a educação especial como modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, exatamente o conteúdo de I.
C
Certa
A alternativa C reúne os dois elementos expressamente previstos no art. 58, caput, da LDB: a educação especial é modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular, como afirma I, e destina-se aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, como indica II. Exclui corretamente III, pois a preferência legal recai sobre a rede regular, e não sobre instituições especializadas desvinculadas dela.
D
Errada
Inclui indevidamente III. A preferência estabelecida pelo art. 58, caput, da LDB é pela rede regular de ensino; atribuir prioridade às instituições especializadas inverte a determinação legal.
E
Errada
Comete dois erros: exclui I, que corresponde à definição legal da educação especial, e inclui III, que desloca para instituições especializadas a preferência atribuída pela LDB à rede regular de ensino.
Pegadinha da questão
A assertiva III mantém a palavra "preferencialmente", mas troca o destinatário da preferência: a lei prioriza a rede regular de ensino, não as instituições especializadas.
Dica para questões semelhantes
  • Confira a que rede ou instituição a expressão "preferencialmente" se refere: no art. 58 da LDB, ela se refere à rede regular de ensino.
  • Verifique os três grupos do público-alvo legal: deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
  • Identifique corretamente a fonte normativa: a definição utilizada nesta questão está no art. 58 da Lei nº 9.394/1996, e não na Lei nº 13.146/2015.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo