Nos termos da Lei 8.977/04, que dispõe sobre o Plano de Car...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q288132 Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Nos termos da Lei 8.977/04, que dispõe sobre o Plano de Carreiras e Vencimentos dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia, assinale a alternativa que contem apenas cargos compreendidos nas Carreiras Privativas de Bacharel em Direito - CBD:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, é essencial compreender a legislação aplicável, que, neste caso, é a Lei 8.977/04, referente ao Plano de Carreiras e Vencimentos dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia. Esta lei estabelece as carreiras privativas de Bacharel em Direito (CBD).

O tema central da questão é identificar quais cargos são especificamente destinados a pessoas com formação em Direito, ou seja, cargos que exigem o título de Bacharel em Direito.

Alternativa E: Subtabelião, tabelião de protesto e tabelião de notas é a correta. Isso porque todos estes cargos são tradicionalmente reconhecidos como privativos de Bacharel em Direito devido às responsabilidades e competências que envolvem a função notarial e de registro, que demandam conhecimento jurídico especializado.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

Alternativa A: Avaliador judicial, depositário público e subtabelião.
A falha aqui está na inclusão de avaliação judicial e depositário público, que não são exclusivos para Bacharéis em Direito, pois podem ser desempenhados por servidores com outras qualificações.

Alternativa B: Avaliador judicial, subtabelião e tabelião de notas.
A presença de avaliação judicial torna esta alternativa incorreta, pelos mesmos motivos da alternativa anterior.

Alternativa C: Avaliador judicial, depositário público e tabelião de protesto.
Novamente, a inclusão de avaliação judicial e depositário público faz com que esta opção não esteja correta.

Alternativa D: Depositário público, tabelião de protesto e tabelião de notas.
O erro aqui é o cargo de depositário público, que não é exclusivo de Bacharel em Direito.

Uma dica importante para evitar erros neste tipo de questão é sempre verificar a lista de cargos privativos de Bacharel em Direito estabelecida na legislação específica, como a Lei 8.977/04. Preste atenção a cargos que, mesmo que pareçam associados ao conhecimento jurídico, podem ser desempenhados por profissionais de outras áreas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Todos os Cargos de Serventias Judiciais: Oficial (menos o Oficial de Justiça Avaliador), Suboficial,Tabelião, Subtabelião, Escrevente, Subscrevente são privativos de bacharéis em Direito

Art. 208 - São servidores da Justiça:

I - Tabelião de Notas, com função cumulada de Tabelião e

Oficial de Registro de Contratos Marítimos;

II - Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de

Interdições e Tutelas;

III - Oficial do Registro de Imóveis;

IV - Oficial do Registro de Títulos e Documentos Civis das

Pessoas Jurídicas;

V - Tabelião de Protesto de Títulos;

VI - Escrivão;

VII - Subescrivão;

VIII - Subtabelião de Notas com função cumulada de subtabelião e suboficial de Registro de Contratos Marítimos;

IX - Suboficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas;

X - Suboficial do Registro de Imóveis;

XI - Suboficial de Registro de Títulos e Documentos Civis das Pessoas Jurídicas;

XII - Subtabelião de Protesto de Títulos;

_________******_______________*****____

§ 1o - Os cargos enumerados nos incisos I a XII são privativos de Bacharel

em Direito e correspondem, na estrutura de cargos dos servidores do Poder Judiciário, ao

cargo de Analista Judiciário.

Gabarito: E

Avaliadores Judiciais e Depositários Públicos não precisam ser bacharéis em direito.

Bahia - LEI Estadual Nº 8.977 DE 12 DE JANEIRO DE 2004, Art. 12 - São cargos privativos de Bacharel em Direito: Tabelião de Notas, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas, Oficial do Registro de Imóveis e Hipotecas, Oficial do Registro de Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas, Tabelião de Protesto de Títulos, Escrivão, Subtabelião de Notas, Suboficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas, Suboficial do Registro de Imóveis e Hipotecas, Suboficial de Registro de Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas, Subtabelião de Protesto de Título, Subsecretário e Subescrivão

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo