Carlos, funcionário público municipa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4275060 Direito Penal
Carlos, funcionário público municipal responsável pelo setor de alvará de obras, recebe pedido de um munícipe que está fazendo uma reforma do seu imóvel. Ocorre que existe uma inimizade entre Carlos e o munícipe, momento em que Carlos, para prejudicar seu inimigo, mesmo possuindo tempo e disponibilidade para apreciar o processo, retarda propositadamente sua análise por mais de 180 dias. Assinale a alternativa que indica o tipo penal praticado por Carlos:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Carlos pratica o crime de prevaricação, previsto no art. 319 do Código Penal.

Por que? No caso, estão presentes todos os elementos do tipo:

  • Carlos é funcionário público;
  • ele retarda indevidamente ato de ofício que deveria praticar;
  • age dolosamente;
  • faz isso para prejudicar o munícipe em razão de inimizade, satisfazendo interesse ou sentimento pessoal.

Art. 319, CP — Prevaricação:

“Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.”

A inimizade é justamente um exemplo clássico de sentimento pessoal capaz de preencher o especial fim de agir exigido pela prevaricação.

Logo, gabarito item E) Prevaricação.

aquela prevaricada básica

Letra E.

Prevaricação (art. 319 do CP) consiste justamente em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal (no caso, inimizade).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo