Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de li...
Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação da Lei 8666/93, devendo protocolar o seu pedido junto ao órgão responsável pela licitação:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B
A questão aborda o direito de qualquer cidadão impugnar um edital de licitação com base na Lei 8666/93, que é a lei de licitações e contratos administrativos no Brasil. Para resolver essa questão, é necessário conhecer os prazos estabelecidos pela legislação para a impugnação de editais.
A Lei 8666/93, em seu artigo 41, §2º, estabelece que "qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação desta Lei, devendo protocolar o seu pedido junto ao órgão responsável pela licitação até cinco dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação".
Agora, vamos justificar as alternativas:
Alternativa A: Até 03 (três) dias antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação.
Incorreta. Esse prazo não está de acordo com o que determina a Lei 8666/93. A lei especifica um prazo maior, de cinco dias úteis, para garantir que haja tempo suficiente para a análise da impugnação.
Alternativa B: Até 05 (cinco) dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação.
Correta. Esta alternativa está em conformidade com a Lei 8666/93, artigo 41, §2º, que prevê exatamente esse período para que qualquer cidadão possa impugnar o edital.
Alternativa C: Até 15 (quinze) dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação.
Incorreta. Este prazo é excessivo e não está previsto na legislação. A lei determina um prazo menor, de cinco dias úteis.
Alternativa D: Até 08 (oito) dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação.
Incorreta. Este prazo também não condiz com o estipulado pela Lei 8666/93. A lei estabelece um prazo de cinco dias úteis, e não oito.
Portanto, a alternativa B é a correta, pois está de acordo com os prazos definidos pela legislação vigente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo