O texto da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) dest...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2420046 Pedagogia

O texto da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) destaca que:


“Para se pensar o ensino de História, é fundamental considerar a utilização de diferentes fontes e tipos de documento (escritos, iconográficos, materiais, imateriais) capazes de facilitar a compreensão da relação tempo e espaço e das relações sociais que os geraram. [...] A utilização de objetos materiais pode auxiliar o professor e os alunos a colocar em questão o significado das coisas do mundo, estimulando a produção do conhecimento histórico em âmbito escolar. Por meio dessa prática, docentes e discentes poderão desempenhar o papel de agentes do processo de ensino e aprendizagem, assumindo, ambos, uma ‘atitude historiadora’ diante dos conteúdos propostos, no âmbito de um processo adequado ao Ensino Fundamental. Os processos de identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise de um objeto estimulam o pensamento”.


Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os processos mencionados na citação com a descrição adequada.


Coluna 1

1. Identificação.

2. Comparação.

3. Contextualização.

4. Interpretação.

5. Análise.


Coluna 2

( ) Os estudantes devem identificar, em um contexto, o momento em que uma circunstância histórica é analisada e as condições específicas daquele momento, inserindo o evento em um quadro mais amplo de referências sociais, culturais e econômicas.

( ) Exercício que faz ver melhor o outro, permitindo a percepção de semelhanças e diferenças.

( ) Permite compreender o significado histórico de uma cronologia e realizar o exercício da composição de outras ordens cronológicas. Essa prática explicita a dialética da inclusão e da exclusão e dá visibilidade ao seguinte questionamento: “O que torna um determinado evento um marco histórico”?

( ) Pressupõe problematizar a própria escrita da história e considerar que, apesar do esforço de organização e de busca de sentido, trata-se de uma atividade em que algo sempre escapa.

( ) Para facilitar este processo, podemos fazer perguntas que estimulem as diferentes formas de percepção e interação com um mesmo objeto, podem favorecer uma melhor compreensão da história, das mudanças ocorridas no tempo, no espaço e, especialmente, nas relações sociais.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas