Sobre o Decreto nº 7.508/2011 (Capítulo I – Das Disposiçõe...
( ) O Decreto nº 7.508/2011 regulamenta a Lei nº 8.080/1990 para dispor sobre a organização do SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa.
( ) Região de Saúde é um espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.
( ) Portas de Entrada são instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos para definição das regras da gestão compartilhada do SUS.
( ) Rede de Atenção à Saúde é o conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: Decreto nº 7.508/2011, arts. 1º e 2º, incisos I, III, IV e VI: “Art. 1º Este Decreto regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa. Art. 2º Para efeito deste Decreto, considera-se: I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde; III - Portas de Entrada - serviços de atendimento inicial à saúde do usuário no SUS; IV - Comissões Intergestores - instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos para definição das regras da gestão compartilhada do SUS; VI - Rede de Atenção à Saúde - conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde;”. A 1ª, a 2ª e a 4ª assertivas reproduzem a literalidade do decreto; a 3ª é falsa porque atribui às Portas de Entrada a definição que pertence às Comissões Intergestores. Logo, a sequência correta é V – V – F – V.
- Confronte a assertiva com a literalidade dos incisos do art. 2º do Decreto nº 7.508/2011 antes de marcar V ou F.
- Em questões sobre esse decreto, a troca entre institutos parecidos costuma ser a principal armadilha.
- Se a frase reproduz exatamente o texto legal, verifique apenas se o conceito foi atribuído ao instituto correto.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sim, a afirmação está incorreta.
As Portas de Entrada no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde) referem-se aos serviços de saúde responsáveis pelo primeiro acesso do usuário ao sistema, e não a instâncias de pactuação entre entes federativos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo