Dor torácica por isquemia do miocárdio pode ser causada por...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q196590 Medicina
Dor torácica por isquemia do miocárdio pode ser causada por aterosclerose de coronárias assim como por outras situações de oferta diminuída de oxigênio, tais como as abaixo, EXCETO
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Esta questão aborda mecanismos de isquemia miocárdica, um conceito fundamental em cardiologia. A isquemia do miocárdio decorre do desequilíbrio entre a oferta e a demanda de oxigênio pelo coração. Esse desequilíbrio pode ser causado por (1) redução da oferta de oxigênio — por exemplo, menos transporte sanguíneo de oxigênio ou obstrução de vasos —, ou (2) aumento da demanda — situações onde o coração precisa trabalhar mais.

Análise da alternativa correta (D):
Estenose de valva aórtica NÃO se enquadra entre as condições que diminuem a oferta de oxigênio ao miocárdio. Nessa doença, há uma obstrução na saída do ventrículo esquerdo, aumentando a pressão intraventricular e gerando hipertrofia. Ocorre sim dor torácica, mas seu mecanismo principal é aumento da demanda de oxigênio, pois o coração gasta mais energia para vencer a resistência valvular. Ou seja, há um aumento da necessidade de oxigênio e não uma queda da oferta — o que é solicitado pela questão.

Referência: A Diretriz Brasileira de Síndrome Coronariana Crônica (2025) e o Harrison’s Principles of Internal Medicine reforçam: “A dor torácica em estenose aórtica está relacionada à sobrecarga de trabalho ventricular e hipertrofia, aumentando a demanda por O2. (Diretriz, p. 52)

Análise das alternativas incorretas:

A) Anemia falciforme: Causa isquemia ao reduzir a capacidade de transporte de oxigênio (hemoglobina defeituosa e vaso-oclusão).
B) Apneia do sono: Provoca episódios de hipoxemia noturna, diminuindo a oferta súbita de O2 ao coração.
C) Policitemia: Aumenta a viscosidade sanguínea, dificultando o fluxo e reduzindo a entrega de oxigênio.
E) Embolia pulmonar: Obstrui o fluxo sanguíneo pulmonar, levando à hipoxemia sistêmica, com baixa oferta de oxigênio ao miocárdio.

Estratégia para a prova: Fique atento ao termo “redução da oferta”. Em estenose aórtica, a questão explora o conceito de aumento de demanda (pegadinha comum). Releia o comando para não cair em “armadilhas” de questões similares.

Resumo: A alternativa D é a correta porque não reduz a oferta de oxigênio; sua dor torácica vem do aumento do consumo miocárdico, diferentemente das demais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo