Paciente feminina de 75 anos, pós-menopausa, comparece à co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4136564 Medicina
Paciente feminina de 75 anos, pós-menopausa, comparece à consulta na atenção especializada do SUS (Sistema Único de Saúde do Brasil) com histórico de fratura de vértebra lombar há 8 meses, após queda da própria altura.
A paciente relata dor lombar crônica e perda de estatura. Possui diagnóstico prévio de doença do refluxo gastroesofágico grave, com esofagite erosiva documentada, em uso contínuo de inibidor de bomba de prótons. Nega outras comorbidades relevantes.
Exames laboratoriais mostram cálcio e vitamina D dentro da normalidade. A densitometria óssea revela T-score de -2,8 em coluna lombar e -2,3 em fêmur total. Ferramenta FRAX exibindo alto risco de fraturas.
Para esse caso, considerando o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Osteoporose (Portaria Conjunta SAES/SECTICS nº 19/2023), assinale a opção que indica a conduta terapêutica mais adequada, considerando que a paciente nunca foi submetida a tratamento de osteoporose.
Alternativas