A empresa MAIS ajuizou inquérito judicial para apuração de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q97412 Direito Processual do Trabalho
A empresa MAIS ajuizou inquérito judicial para apuração de falta grave cometida pela empregada Suzana. Neste caso, a oitiva das testemunhas da empresa será de, no máximo,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para entender a questão proposta, precisamos focar no tema dos Atos Processuais, especificamente na parte de provas no processo do trabalho. A questão aborda o número máximo de testemunhas que uma empresa pode apresentar em um inquérito judicial para apuração de falta grave cometida por um empregado.

De acordo com a legislação vigente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no artigo 821, estipula que cada parte pode apresentar até 6 testemunhas para depor em juízo. Isso se aplica a qualquer tipo de processo trabalhista, incluindo inquéritos judiciais.

Vamos a um exemplo prático: imagine que a empresa MAIS precise provar que Suzana cometeu uma falta grave, como um desfalque financeiro. Para isso, a empresa pode chamar até 6 colaboradores ou pessoas que presenciaram ou têm informações relevantes sobre o caso para testemunhar a seu favor.

Agora, analisando as alternativas:

Alternativa D - 6 pessoas: Esta é a alternativa correta. Como já mencionado, a CLT permite que cada parte traga até 6 testemunhas para compor a prova oral no processo. Esta regra aplica-se ao inquérito judicial mencionado na questão.

Alternativa A - 2 pessoas: Está incorreta, pois limita o número de testemunhas a um número inferior ao permitido pela CLT.

Alternativa B - 3 pessoas: Também está incorreta pelo mesmo motivo da alternativa A. Limita indevidamente o número de testemunhas.

Alternativa C - 4 pessoas: Não está correta, pois ainda não atinge o número máximo permitido pela legislação.

Alternativa E - 8 pessoas: Esta está errada porque excede o número de testemunhas permitido pela CLT.

Uma possível pegadinha na questão é a confusão entre o número de testemunhas permitidas em processos cíveis e trabalhistas. Sempre que o tema for sobre processos trabalhistas, lembre-se do limite de 6 testemunhas conforme a CLT.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA D.

  Art. 821, CLT - Cada uma das partes não poderá indicar mais de 3 (três) testemunhas, salvo quando se tratar de
inquérito, caso em que esse número poderá ser elevado a 6 (seis).
Quantidade de testemunhas:

Rito ordinário -> 3  

Rito Sumaríssimo -> 2

Inquérito -> 6 



Ordinário e Inquérito: Art. 821 - Cada uma das partes não poderá indicar mais de 3 (três) testemunhas, salvo quando se tratar de inquérito, caso em que esse número poderá ser elevado a 6 (seis).

Sumaríssimo: Art. 852 - H, § 2º As testemunhas, até o máximo de duas para cada parte, comparecerão à audiência de instrução e julgamento independentemente de intimação.
Bom gente eu decorei assim:

Rito ordinario  3 
  Rito sumarissimo   2 
Inquerito  6

3 x 2 = 6

Parece bobo mas te faz lembrar de todos os prazos.
Bons estudos!!!
Eu vi esse comentário em outra questão aqui no QC, vou repassar...
Para não esquecer o número de testemunhas, basta associar a quantidade de palavras dos procedimentos à quantidade de testemunhas:

Procedimento Sumaríssimo (2 palavras): 2 testemunhas
Procedimento Comum Ordinário (3 palavras): 3 testemunhas
Inquérito para Apuração de Falta Grave (06 palavras): 06 testemunhas
Eu vi esse comentário em outra questão aqui no QC, vou repassar...

Para não esquecer o número de testemunhas, basta associar a quantidade de palavras dos procedimentos à quantidade de testemunhas:


Procedimento Sumaríssimo (2 palavras): 2 testemunhas

Procedimento Comum Ordinário (3 palavras): 3 testemunhas

Inquérito para Apuração de Falta Grave (06 palavras): 06 testemunhas

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo