Amparada pela Lei n.º 11.645/2008, a inserção da cultura co...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - samba e carnaval
Tema central: A questão aborda conteúdos da Lei nº 11.645/2008, que determina o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. O foco está na valorização das manifestações culturais afro-brasileiras dentro da Educação Física, sobretudo aquelas ligadas à ludicidade, dança, música e ritmos.
Resumo teórico: A Lei nº 11.645/2008 altera a LDB (Lei nº 9.394/1996) para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Entre as manifestações culturais afro-brasileiras, samba e carnaval são exemplos clássicos de expressões repletas de ritmos, cantos, danças, movimento e folia popular, compondo o acervo da cultura corporal afro-brasileira. Essas manifestações fortalecem a identidade, o respeito à diversidade e o conhecimento plural dos alunos (Base Nacional Comum Curricular - BNCC).
Justificativa da alternativa correta:
Samba e carnaval são manifestações culturais brasileiras com fortes raízes afro-brasileiras. Originados da mistura de tradições africanas, esses elementos são conhecidos pela musicalidade, dança, ritmos marcantes e celebração coletiva, atendendo perfeitamente à descrição do enunciado. São exemplos notórios de integração cultural e expressão corporal valorizada pela legislação.
Análise das alternativas incorretas:
- A - funk e fandango: O funk tem raízes afrodescendentes, mas o fandango é uma dança luso-brasileira, sem relação direta com a cultura corporal afro-brasileira.
- B - vira e xote: Ambas são danças típicas de origem europeia, não afro-brasileiras.
- D - balé clássico e jazz: Expressões corporais de origem europeia e norte-americana, respectivamente, sem vínculo direto com a cultura corporal afro-brasileira.
Dicas de interpretação:
Sempre atente-se a termos-chave como “cultura corporal afro-brasileira” e “folia popular”, e relacione com os estudos das leis educacionais e das manifestações culturais citadas na BNCC. Fique atento a alternativas com termos estrangeiros ou que não representem a cultura brasileira.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo