A Lei nº 13.460, de 27 de junho de 2017, dispõe sobre parti...
A Lei nº 13.460, de 27 de junho de 2017, dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
De acordo com os termos previstos na referida lei, considere as afirmativas a seguir.
I→Os serviços públicos e o atendimento do usuário serão realizados de forma adequada, observados os princípios da regularidade, continuidade, efetividade, segurança, atualidade, generalidade, transparência e cortesia.
II → Dentre as diretrizes a serem observadas pelos agentes públicos e prestadores de serviços públicos, está a de utilizar linguagem simples e compreensível, evitando o uso de siglas, jargões e estrangeirismos.
III → Um dos direitos básicos do consumidor é o de obter informações precisas e de fácil acesso nos locais de prestação do serviço, assim como sua disponibilização na internet sobre o horário de funcionamento das unidades administrativas, dentre outras informações.
IV → Para garantir seus direitos, o usuário poderá apresentar manifestações perante a administração pública acerca da prestação de serviços públicos, devendo apresentar os motivos determinantes da apresentação perante a ouvidoria.
Está(ão) correta(s)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário da Questão:
Tema central: A questão aborda princípios e direitos dos usuários de serviços públicos, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/2017, fundamental para cargos de Fonoaudiólogo na administração pública ao tratar do atendimento adequado e dos canais de manifestação.
Análise de cada afirmativa:
I – Correta. Conforme art. 4º da Lei nº 13.460/2017: “Os serviços públicos e o atendimento do usuário serão realizados de forma adequada, observados os princípios da regularidade, continuidade, efetividade, segurança, atualidade, generalidade, transparência e cortesia.”
II – Correta. O art. 5º, VI, da mesma lei, determina: “utilizar linguagem simples e compreensível, evitando o uso de siglas, jargões e estrangeirismos.” Essa diretriz facilita a comunicação entre usuário e administração, importante na atuação de fonoaudiólogos no serviço público.
III – Correta. A lei explicita que o usuário tem direito a informações precisas e acessíveis nos locais e na internet, como horário de funcionamento (art. 6º, VI, 8º e 10).
IV – Incorreta. O art. 9º afirma que o usuário pode apresentar manifestações sem necessidade de justificativa ou motivação detalhada obrigatória perante a ouvidoria. O erro está em exigir motivos determinantes, o que não está previsto, tornando a assertiva errada.
Alternativa correta: D) apenas I, II e III
Exemplo prático: Uma família busca informações sobre horários de uma clínica pública de fonoaudiologia. A administração deve informar claramente, presencial e online, evitando siglas técnicas, em consonância com a lei.
Pegadinhas: Atenção à exigência improcedente de motivos para manifestações (IV) e à menção precisa dos princípios e direitos nos termos da lei.
Doutrina: Celso Antônio Bandeira de Mello destaca a importância da transparência e cortesia no atendimento aos usuários, reforçando o conteúdo da Lei 13.460/17.
Conclusão: Dominar esses pontos da legislação torna a atuação do futuro servidor mais cidadã, eficiente e preparada para o concurso!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB:D
Art. 9º Para garantir seus direitos, o usuário poderá apresentar manifestações perante a administração pública acerca da prestação de serviços públicos.
§ 2º São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da apresentação de manifestações perante a ouvidoria.
Art. 10. A manifestação será dirigida à ouvidoria do órgão ou entidade responsável e conterá a identificação do requerente.
§ 1º A identificação do requerente não conterá exigências que inviabilizem sua manifestação.
§ 2º São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da apresentação de manifestações perante a ouvidoria.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo