Telma acabou de ingressar como professora alfabetizadora na rede estadual de ensino. Ela elaborou uma proposta
para promover hábitos de leitura para sua turma de 2° ano
do ensino fundamental: uma vez por semana, as crianças
leriam um conto em voz alta, alternando entre si a continuidade dessa leitura coletiva, e quem fizesse sua parte da leitura
sem cometer erros receberia meio ponto na média de Língua
Portuguesa. Telma decidiu, então, ler o texto de Lerner (2001)
para aprimorar sua proposta a partir da compreensão da
perspectiva da autora.
Ao ler o texto de Lerner (2001), Telma compreendeu que
sua proposta se alinha a uma conduta pedagógica marcada pelo predomínio da leitura em voz alta na escola.
Nesse sentido, de modo consonante à perspectiva da
autora, refletiu a respeito de sua prática: sua pretensão
de exigir a oralização com exatidão do que está escrito
seria