A Constituição Federal disciplina a proteção estatal à famíl...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3838413 Direito Constitucional
A Constituição Federal disciplina a proteção estatal à família e estabelece regras específicas sobre casamento, união estável e planejamento familiar. À luz do texto constitucional, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Fundamento decisivo: Constituição Federal de 1988, art. 226, § 4º: "Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes." Como a alternativa D reproduz esse reconhecimento constitucional da família monoparental, ela é a correta.

Tema central: Proteção constitucional da família
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque contraria vedação constitucional expressa. Constituição Federal de 1988, art. 226, § 7º: "Fundado nos princípios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsável, o planejamento familiar é livre decisão do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e científicos para o exercício desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais ou privadas." Logo, nem instituições privadas nem contrato entre as partes podem legitimar coerção em planejamento familiar.
B
Errada
Está errada por dois motivos constitucionais. Primeiro, a Constituição reconhece a união estável como entidade familiar sem condicionar esse reconhecimento a prévia declaração judicial. Segundo, afirma o oposto do texto constitucional quanto ao casamento. Constituição Federal de 1988, art. 226, § 3º: "Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento." Portanto, é falsa a exigência de declaração judicial prévia e também é falsa a afirmação de que seria vedada a conversão em casamento.
C
Errada
Está errada porque utiliza redação constitucional superada. A regra vigente é a do art. 226, § 6º, da Constituição Federal de 1988: "O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio." Não há, no texto constitucional atual, exigência de separação judicial prévia por mais de um ano como requisito para a dissolução do casamento civil.
D
Certa
A alternativa D está correta porque reproduz o texto expresso da Constituição sobre entidade familiar. O art. 226, § 4º, reconhece constitucionalmente a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes, sem exigir vínculo conjugal. Portanto, a assertiva coincide diretamente com a regra constitucional aplicável.
E
Errada
Está errada porque a Constituição não adota chefia familiar masculina. Ao contrário, estabelece igualdade entre homem e mulher na sociedade conjugal. Constituição Federal de 1988, art. 226, § 5º: "Os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher." Assim, é incompatível com o texto constitucional afirmar exercício prioritário pelo homem.
Pegadinha da questão
A banca misturou texto constitucional expresso com fórmulas falsas, especialmente redação desatualizada sobre divórcio, exigência inexistente de declaração judicial para união estável e ideia de chefia familiar masculina, todas incompatíveis com o art. 226 da Constituição.
Dica para questões semelhantes
  • No art. 226, confira se a alternativa reproduz literalmente algum parágrafo; quando isso ocorrer, a literalidade costuma decidir a questão.
  • Em planejamento familiar, a regra constitucional é dupla: livre decisão do casal e vedação de qualquer forma coercitiva por instituições oficiais ou privadas.
  • Na união estável, a Constituição a reconhece como entidade familiar e determina que a lei facilite sua conversão em casamento.
  • Em divórcio e sociedade conjugal, memorize as fórmulas constitucionais vigentes: o casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio e os direitos e deveres são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

CAPÍTULO VII

Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso

Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.

§ 4º Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.

Gabarito: D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo