Sobre o Poder Executivo Municipal é INCORRETO afirmar que:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Análise do tema e legislação aplicável:
A questão cobra do candidato conhecimento sobre as regras de sucessão e vacância no Poder Executivo Municipal, segundo a Lei Orgânica do Município de Teresina. O ponto central está em identificar como se dá a substituição do Prefeito e do Vice-Prefeito em situações de ausência, impedimento ou vacância, conforme disposto nos artigos pertinentes da Lei Orgânica e, como parâmetro geral, da Constituição Federal (CF/88).
Fundamentação legal:
Lei Orgânica do Município de Teresina, Art. 56: “Vagando os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga, na forma da lei.”
Na CF/88, Art. 81, temos regra semelhante para Presidente e Vice-Presidente da República.
Exemplo prático: Se em setembro de 2023, no terceiro ano do mandato, ocorresse vacância simultânea dos cargos de Prefeito e de Vice-Prefeito, seria convocada eleição direta (em até 90 dias) para preenchimento do cargo, conforme a Lei Orgânica. Já se isso ocorresse no quarto e último ano, aplica-se outra regra (eleição indireta pela Câmara Municipal).
Justificativa da alternativa INCORRETA (C):
A alternativa C está errada porque no último ano do mandato a eleição é indireta, realizada pela Câmara Municipal, conforme a Lei Orgânica e o modelo previsto na Constituição Federal. No entanto, a alternativa afirma que sempre se fará eleição 90 dias após a última vaga, sem distinção do ano do mandato.
Análise das demais alternativas:
A) Correta. O Prefeito exerce funções políticas, executivas e administrativas, conforme previsto na legislação municipal.
B) Correta. Em caso de não posse do Prefeito, assume o Vice; na falta deste, o Presidente da Câmara, seguindo o estabelecido na Lei Orgânica.
D) Correta. Impedimento ou vacância dos cargos leva ao exercício pelo Presidente da Câmara, previsto na legislação.
E) Correta. A previsão de eleições diretas e simultâneas para Prefeito e Vice, por sufrágio universal e secreto, além dos requisitos de idade e capacidade eleitoral, são conforme o art. 14, §3º, da CF/88, e Lei Orgânica.
Dicas de prova e possíveis pegadinhas: Fique atento a expressões como “no último ano do mandato”, pois alteram a natureza da eleição (direta x indireta). Questões sobre sucessão costumam cobrar esses detalhes!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Vagos os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito no último ano de mandato, far-se-á eleição 90 (noventa) dias depois de aberta a última vaga
Na verdade far-se-á eleições 30 dias depois, art.81 §1º CF88 !
§ 1º - Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.
alternativa: C
mas podem votar brasileiros a partir dos 16 anos de idade facultativamente, sendo que maiores de 18 anos já são obrigados a votar correto?
brasileiros maiores de 21 (vinte e um) anos e no exercício de seus direitos políticos.
Nesse caso Gustavo, é o candidato a prefeito e não o eleitor.
GABARITO: LETRA C
Art. 65. Vagos os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito, far-se-á eleição 90 (noventa) dias depois de aberta a última vaga.
§ 1° Ocorrendo a vacância nos cargos no último ano de mandato, a eleição para ambos será feita pela Câmara Municipal, 30 (trinta) dias depois de aberta a última vaga, na forma da lei.
A) Art. 61. O Poder Executivo é exercido pelo Prefeito, com funções políticas, executivas e administrativas.
B) Art. 63. § 2° Enquanto não ocorrer a posse do Prefeito, assumirá o Vice-Prefeito e, na falta ou impedimento deste, o Presidente da Câmara Municipal.
D) Art. 64. Em caso de impedimento do Prefeito e do Vice-Prefeito, ou vacância dos respectivos cargos, será chamado ao exercício do cargo de Prefeito o Presidente da Câmara Municipal.
E) Art. 62. O Prefeito e o Vice-Prefeito serão eleitos simultaneamente para cada legislatura, por eleição direta, em sufrágio universal e secreto, dentre brasileiros maiores de 21 (vinte um) anos e no exercício de seus direitos políticos.
FONTE: LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE TERESINA
Correta letra C.
Art. 65. Vagos os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito, far-se-á eleição 90 (noventa) dias depois de aberta a última vaga.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo