Com relação à prescrição nutricional para doença coronariana...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2009 Banca: NC-UFPR Órgão: SES-PR Prova: NC-UFPR - 2009 - SES-PR - Nutricionista |
Q670618 Nutrição

Com relação à prescrição nutricional para doença coronariana, considere as seguintes afirmativas:

1. Os fitosteróis presentes na dieta são quebrados em esteróis livres e ácidos graxos e são introduzidos nas micelas, impedindo, assim, a entrada ou o deslocamento do colesterol para essas micelas.

2. As fibras solúveis, como as pectinas e gomas, aumentam o tempo de trânsito gastrointestinal e contribuem para a redução do colesterol.

3. A prescrição de ácidos graxos ômega-3 contribui para a redução do perfil lipídico, diminuindo principalmente os níveis de triglicerídios.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda a prescrição nutricional para a doença coronariana, enfatizando a compreensão dos efeitos de substâncias específicas na dieta, como fitosteróis, fibras solúveis e ácidos graxos ômega-3, sobre o perfil lipídico.

Alternativa correta: B - Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

Afirmativa 1: Os fitosteróis são compostos vegetais que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol ao competir com ele por absorção nas micelas intestinais. Isso é verdadeiro porque os fitosteróis efetivamente impedem a absorção do colesterol.

Afirmativa 2: As fibras solúveis realmente ajudam na redução do colesterol, mas a descrição de aumentar o tempo de trânsito gastrointestinal não está correta. Na verdade, as fibras solúveis podem diminuir o tempo de trânsito, promovendo a formação de um gel que retarda a digestão e a absorção. Portanto, esta afirmativa está incorreta.

Afirmativa 3: Os ácidos graxos ômega-3 são bem conhecidos por sua capacidade de reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue. Isso é verdadeiro e, portanto, esta afirmativa está correta.

Análise das alternativas:

Alternativa A: Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. Incorreta, pois a afirmativa 2 está errada.

Alternativa C: As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. Incorreta, já que a afirmativa 2 não é verdadeira.

Alternativa D: Somente a afirmativa 1 é verdadeira. Incorreta, visto que a afirmativa 3 também é verdadeira.

Alternativa E: Somente a afirmativa 2 é verdadeira. Incorreta, pois a afirmativa 2 é falsa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As fibras solúveis, como as pectinas e gomas, RETARDAM O ESVAZIAMENTO GÁSTRICO E INTESTINAL que ao meu ver é = aumentam o TEMPO (vai ficar mais tempo no trato gastrointestinal) de trânsito gastrointestinal.

Acho que a questão quer dizer: As fibras solúveis, como as pectinas e gomas aumentam o trânsito gastrointestinal. (A palavra tempo na minha opinião altera o sentido da questão).

Se alguém discordar e souber explicar ou discordar expliquem aí por favor. obrigada!

Super concordo com você Damiana. Já vi outras questões assim e inclusive já vi livros e várias pessoas confundindo essa questão do tempo. O que você explicou faz todo sentido pra mim. As fibras solúveis AUMENTAM O TEMPO de trânsito intestinal, ou seja, o trânsito fica mais lento. Já as insolúveis DIMINUEM O TEMPO de trânsito intestinal, por consequência, o trânsito fica mais rápido.

Eu entraria com recurso nessa questão.

Pra mim, é questão de interpretação. A palavra tempo realmente faz toda a diferença na hora de interpretar.

Se alguém tem alguma opinião divergente, por favor, nos ajude. Grata

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo