“Tomado de uma espécie de frenesi, depois de beijar uma fil...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Alternativa C - Ações passadas que ocorreram antes de outras, também no passado.
A questão aborda o uso dos tempos verbais em português, mais especificamente o pretérito mais-que-perfeito. Este tempo verbal é utilizado para indicar uma ação que ocorreu antes de outra ação já passada. No trecho do texto, as ações "dobrara" e "beijara" são exemplos do pretérito mais-que-perfeito, pois representam ações finalizadas antes de outra ação passada no contexto do texto.
Vamos analisar cada alternativa:
A - Incertezas ou imprecisões dependentes de certa condição. Esta alternativa descreve situações que seriam expressas pelo modo subjuntivo, o que não é o caso aqui. Os verbos do texto estão em modo indicativo e indicam ações já concluídas.
B - Atitudes concluídas, completamente terminadas, no passado. Apesar de parecer correta, essa descrição se refere ao pretérito perfeito, que indica ações concluídas no passado, mas não especifica que ocorreram antes de outra ação passada, como faz o pretérito mais-que-perfeito.
C - Ações passadas que ocorreram antes de outras, também no passado. Esta é a resposta correta. O pretérito mais-que-perfeito é usado para indicar que uma ação foi finalizada antes de outra ação já passada, que é o caso do trecho destacado no texto de apoio.
D - Ações anteriores ao momento da fala interrompida por outros acontecimentos. Esta alternativa poderia se referir a ações contínuas ou que foram interrompidas, o que é característico do pretérito imperfeito, mas não se aplica ao uso do pretérito mais-que-perfeito das ações discutidas.
Para uma boa interpretação de textos, especialmente em questões de concurso, é importante identificar o contexto temporal das ações descritas. O pretérito mais-que-perfeito é um recurso que enfatiza a anterioridade de uma ação em relação a outra já passada, permitindo uma organização cronológica clara dos eventos narrados.
Dica: Sempre que encontrar verbos no pretérito mais-que-perfeito, tente identificar quais ações ocorreram em sequência. Isso ajuda a entender o fluxo temporal do texto e a responder questões de interpretação com mais segurança.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito C
Alguém comenta a letra B ?
Pretérito mais que perfeito do indicativo: indica um evento perfeitamente acabado antes de outro no passado. Terminação: -RA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo