Em um discurso, a linguagem em conjunto com o tema devem concorrer para a finalidade pretendida. A relação entre esses dois domínios do texto recebe o nome de decoro, do latim decorum , que significa “adequação”. Foi assim da Antiguidade ao século XVIII, antes que românticos passassem a atribuir ao estilo do indivíduo uma importância capital. Desse modo, é correto afirmar:
A Para a eficácia de um discurso, atualmente, é necessário que se privilegie a imagem de quem o profere, pois o caráter do orador é condição de eficácia e importante para que se obtenha a confiança da audiência.
B Ao se discursar, deve-se usar linguagem apropriada ao assunto: se elevado, vocabulário e construções sintáticas correspondentes; se baixo, linguagem semelhante, que reforce e torne mais visível a questão tratada, o que corrobora a finalidade pretendida.
C A linguagem de um discurso deve levar em consideração não apenas o assunto, mas sua audiência, de modo que, por exemplo, se direcionado a pessoas de baixa escolaridade, adote vocabulário e sintaxe que tornem eficiente a comunicação.
D Tanto a linguagem como a abordagem de um discurso devem variar de acordo com a audiência: devem-se adotar argumentos e estilo que corroborem a opinião do público visado.
E Independentemente das circunstâncias em que é produzido um discurso, sua linguagem deve adotar um tom formal e elevado, buscando não apenas enunciar as questões em pauta, como garantir a admiração e respeito por parte da audiência.
Responder Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!