Idosa, 75 anos, hipertensa, com história de uso rece...
Em relação ao caso clínico apresentado, há indicação de:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda insuficiência renal aguda (IRA) em uma paciente idosa, questionando sobre a indicação correta de terapia diante de manifestações clínicas e laboratoriais graves. Identificar situações em que a hemodiálise de urgência é indicada é fundamental para a prática médica.
Justificativa da alternativa correta (E): A paciente apresenta inúmeros critérios clássicos para hemodiálise de urgência:
- Sintomas urêmicos importantes: náuseas, vômitos, sonolência, flapping (indicativo de encefalopatia urêmica).
- Distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-básicos: hipercalemia (K+ 5,8 mEq/L), acidose metabólica grave (pH 7,28, HCO3- 17 mEq/L, BE -9).
- Comprometimento respiratório e congestão.
- Sobrecarga volêmica (estertores, edema de MMII 2+/4+).
De acordo com o Protocolo Clínico de Regulação – Nefrologia: “Indicações clássicas de diálise de urgência: uremia com manifestações clínicas, acidose metabólica grave não responsiva, hipervolemia refratária, hipercalemia ou distúrbios hidroeletrolíticos não responsivos ao tratamento clínico”.
Fique atento: Os sintomas neurológicos (flapping), refratariedade (anúria e falta de resposta) e múltiplos distúrbios justificam a escolha – a conduta correta é hemodiálise de urgência.
Análise das alternativas incorretas:
- A) Intubação orotraqueal: Não há insuficiência respiratória grave, rebaixamento importante ou perda de proteção de via aérea para justificar.
- B) Diurético venoso: Com anúria, diurético é ineficaz, podendo agravar hipohidratação. A causa principal (IRA) não seria corrigida.
- C) Gluconato de cálcio: Apesar da hipercalemia, o valor (5,8 mEq/L) é elevado mas não crítico (<6,5 mEq/L); não há arritmia significativa relatada.
- D) Solução bicarbonatada: Acidose presente, porém uso de bicarbonato é apenas ponte, não aborda as múltiplas indicações de diálise presentes.
Dica de prova: Busque palavras-chave como anúria, sintomas urêmicos (flapping, náuseas, vômitos), distúrbios eletrolíticos refratários e sinais de sobrecarga volêmica – são alarmes para hemodiálise de urgência!
Em resumo: O manejo definitivo é hemodiálise imediata diante dos critérios presentes. Segundo o Manual MSD e protocolos nacionais, “as indicações para diálise de urgência são sintomáticas, laboratoriais ou refratariedade à terapia convencional”.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo