Histórias do Marajó       Todo mundo tem certa curiosidade d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: FASTEF Órgão: Prefeitura de Monte Alegre - RN
Q1182416 Português
Histórias do Marajó       Todo mundo tem certa curiosidade de conhecer o Marajó ou, pelo menos, de saber mais sobre essa imensa ilha localizada na costa do Pará, famosa pela criação de búfalos e sua cultura ancestral. Os povos antigos que ali habitaram nos deixaram a cerâmica mais bela que se conhece no Brasil e muito admirada em todo o mundo. Mas hoje vou escrever sobre outro tesouro marajoara: o Museu do Marajó, já ouviu falar?       Foi um padre italiano, Giovanni Gallo, quem teve a iniciativa de montá-lo. Quando foi inaugurado, em 1987, na cidade de Cachoeira do Arari, o museu trouxe muita esperança de que se tornaria um polo de atração para os turistas. As palavras do padre Gallo já diziam: “A nossa preocupação não é recolher objetos, mas sim cultura”. É isso mesmo que pode ser visto nas centenas de peças interativas, que nos ajudam a pensar o modo de vida do caboclo marajoara e suas múltiplas adaptações a esse ambiente. [...] Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/historias-do-marajo/. Acesso em: 04 set. 2015. O texto traz, sobretudo, informações a respeito do(a)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

TEMA CENTRAL: Interpretação de Texto

A questão explora interpretação de texto, habilidade essencial e muito cobrada em concursos públicos, especialmente para identificar a ideia central de um texto. Essa competência exige a atenção à coesão (ligação entre os elementos) e à coerência (lógica e sentido global) do texto.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA (B – Museu do Marajó):

O texto é focado em apresentar o Museu do Marajó: sua criação, importância cultural e papel na valorização dos costumes marajoaras. O autor contextualiza o museu desde a iniciativa do padre Giovanni Gallo até a missão de preservar a cultura local, como demonstrado pela frase: “A nossa preocupação não é recolher objetos, mas sim cultura.” Tudo o que é dito converge para apresentar o museu como protagonista do texto.

De acordo com Koch e Travaglia (“A Coesão Textual”), a coesão ocorre quando todas as informações organizam-se em torno de um mesmo tema central. A coerência textual, por sua vez, exige que o texto faça sentido globalmente, mantendo o tema principal durante toda a exposição.

ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS:

  • A) costa do Pará: Citada superficialmente, apenas como localização da ilha, sem aprofundamento ou ênfase.
  • C) caboclo marajoara: O modo de vida é mencionado, mas apenas como parte das exposições do museu. Não é o foco central.
  • D) cidade de Cachoeira do Arari: É destacada por ser onde o museu foi inaugurado, mas não é o tema do texto.

DICA DE PROVA: Procure identificar sempre se o texto se estrutura em torno de uma única ideia ou instituição. Termos que servem apenas de cenário ou de exemplo raramente são o foco principal. Atenção também a palavras como “mas”, “porém”, “no entanto”, pois podem indicar mudança de direção no raciocínio.

Referências: Koch & Travaglia, A Coesão Textual; Bechara, Moderna Gramática Portuguesa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo