O diretor financeiro de uma agência do Banco da Amazônia tev...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3057450 Legislação Estadual
O diretor financeiro de uma agência do Banco da Amazônia teve diminuída sua equipe por aposentadorias e desligamentos voluntários que ocorreram em época de demonstrações financeiras correntes.
Tendo em vista essa realidade, reuniu os colaboradores para incentivá-los a cumprir os prazos estipulados, uma vez que, nos termos do Estatuto Social do Banco da Amazônia, o Banco deverá elaborar demonstrações financeiras trimestrais e divulgá-las em  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão trata da divulgação obrigatória das demonstrações financeiras pelas instituições financeiras, com foco na forma e meio regulamentar de publicação dessas informações.

Legislação Aplicável:

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/1976), art. 289:

“As publicações ordenadas por esta Lei serão feitas no órgão oficial da União ou do Estado, conforme o lugar em que esteja situada a sede da companhia, e em outro jornal de grande circulação editado na localidade em que esteja situada a sede da companhia.”

Com alterações recentes, a legislação também admite a publicação eletrônica em sítio eletrônico próprio, como mecanismo válido e eficiente para garantir transparência e acesso à informação. Essa flexibilidade é fundamental principalmente para companhias abertas e instituições financeiras.

Jurisprudência: Não há divergência relevante sobre a utilização de sítio eletrônico para divulgação das demonstrações, desde que respeitados os requisitos legais e normativos do Banco Central e CVM.

Doutrina: Segundo Arnoldo Wald, em “Direito Societário”, a publicação em mídias oficiais ou sítio eletrônico busca garantir ampla publicidade à sociedade e aos investidores.

Exemplo prático: Se o Banco da Amazônia publica suas demonstrações financeiras trimestrais em seu site institucional, está cumprindo as determinações legais e estatutárias relativas à transparência.

Justificativa da alternativa correta (B):
Sítio eletrônico é o canal institucional apropriado para publicações obrigatórias, proporcionando acesso fácil e público às informações, conforme exigência legal e boas práticas de governança.

Por que as demais estão incorretas?

  • A) Lista de clientes: Não assegura publicidade ampla; não atende à finalidade legal prevista.
  • C) Informes aos funcionários: Comunicação interna, sem cumprir o princípio de publicidade externo.
  • D) Mídia social: Não é meio formalmente reconhecido para publicação obrigatória.
  • E) Apresentações informais: Não garantem acesso público ou registro permanente da informação.

Pegadinha: Atenção a termos genéricos ou informais (apresentações e redes sociais) que, apesar de modernas, não substituem a obrigatoriedade formal do sítio eletrônico institucional.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo