Com base no texto, julgue o item a seguir.Em “as câmeras fla...
Com base no texto, julgue o item a seguir.
Em “as câmeras flagraram um médico e um enfermeiro cortando o fio de acesso ao equipamento de ponto eletrônico na Unidade Básica de Saúde Celso Daniel, no Bairro Santa Maria, também na capital.”, a palavra “capital” prejudica a coesão do texto, porque sua referência não pode ser depreendida.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E (errado)
Tema central: A questão avalia leitura e interpretação de textos, mais especificamente os conceitos de coesão referencial e coerência textual. Trata-se de identificar se um termo (“capital”) prejudica a compreensão e as conexões lógicas dentro do texto.
Justificativa: Segundo a norma-padrão, coesão referencial ocorre quando termos do texto remetem a outros já apresentados, garantindo clareza e continuidade (Koch, A Coesão Textual, 2003; Bechara, Moderna Gramática Portuguesa, 2009). No trecho citado, a palavra “capital” claramente retoma Aracaju, mencionada anteriormente como local dos fatos e como capital de Sergipe. Não há ambiguidade: “capital” aqui é um elemento referencial facilmente identificado, o que mantém a coesão textual.
Portanto, a afirmação do item está ERRADA: a referência de “capital” pode sim ser depreendida com clareza, não prejudicando o texto.
Análise das alternativas:
- C) certo: Errada, pois defende que há prejuízo de coesão, o que não ocorre.
- E) errado: Correta, pois reconhece que o termo “capital” é coeso e seu referente é claro (Aracaju).
Como chegar à resposta:
O aluno deve:
- Identificar, no contexto textual, o antecedente do termo “capital”;
- Reconhecer que, no Brasil, “capital” é usado frequentemente para designar a principal cidade do estado, tornando a inferência óbvia, especialmente após mencionar “Aracaju”;
- Descartar pegadinhas de suposta perda de coesão quando o referente é acessível, conforme recomendam Koch (2003) e Bechara (2009).
Seja criterioso: sempre que ler uma suposta crítica à coesão, cheque se existe ambiguidade REAL. Palavras contextualmente reaproveitadas, claras e comuns (como “capital” referindo-se à cidade principal de um estado já citada), não prejudicam a coesão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
(também na capital), ta mais pra termo acessório. Portanto, não prejudica a coesão do texto.
A Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju disse que o caso está sendo apurado junto ao Conselho Regional de Medicina para adoção das providências cabíveis.
Em abril, as câmeras flagraram um médico e um enfermeiro cortando o fio de acesso ao equipamento de ponto eletrônico na Unidade Básica de Saúde Celso Daniel, no Bairro Santa Maria, também na capital.
Aracaju - Capital do Sergipe.
A palavra “capital” tem referência clara: trata-se de Aracaju, já mencionada diversas vezes no texto como local dos fatos. Portanto, o termo não prejudica a coesão, pelo contrário, reforça a localização dentro do município citado.
Certo. A expressão "capital" dentro do contexto estabelece coesão lexical por hiperonímia com "Aracaju", retomando as palavras por meio de significação ampla para restrita.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo