A Linguagem da enrolaçãoA queda de Minoru Yanagida, ministro...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3692737 Português
A Linguagem da enrolação
A queda de Minoru Yanagida, ministro da Justiça do Japão, em 22 de novembro de 2011, e o carnaval provocado pela campanha eleitoral do palhaço Tiririca no Brasil trouxeram sugestivas indicações sobre a linguagem. Yanagida não caiu por corrupção, escândalos, medidas impopulares ou erros técnicos, mas por sua sinceridade (“Trop honnête pour être ministre”, foi a manchete do Le Monde) ao declarar como lidava com os parlamentares: “Meu trabalho é fácil. Basta lembrar apenas de dizer duas frases durante as sessões do Parlamento: ‘Não vou comentar casos específicos’ e ‘Estamos analisando o assunto de acordo com a lei e as evidências’”.
Os deputados, furiosos, exigiram sua cabeça e ele, no ritual nipônico de desculpas, alegou que tinha falado “meio de brincadeira”. De qualquer modo, ato imperdoável: não por se valer de técnicas de linguagem comuns a todos os políticos, mas por entregar publicamente o código da classe.
O código, no caso, é o recurso ao genérico, ao neutro. Método sutil de se resguardar e com a vantagem adicional de não precisar mentir descaradamente.
LAUAND, Jean. A Linguagem da enrolação. In: _______. Revelando a linguagem. São Paulo: Factash Editora, 2016. [Fragmento]
Com base no texto, é INCORRETO afirmar que a expressão “técnicas de linguagem comuns a todos os políticos” refere-se ao uso
Alternativas