Quanto ao hipercortisolismo na infância, assinale a alternat...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: O hipercortisolismo na infância refere-se ao estado caracterizado pelo excesso de cortisol, sendo a doença de Cushing a principal causa endógena pediátrica. O correto diagnóstico e a definição de sua etiologia são etapas fundamentais para o manejo adequado, exigindo conhecimento dos aspectos clínicos, laboratoriais e terapêuticos.
Alternativa Correta – B: A etiologia do hipercortisolismo é definida pela dosagem do ACTH.
A dosagem sérica de ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) é fundamental para diferenciar entre as causas de hipercortisolismo. De acordo com revisão em UpToDate e obras de referência (ex.: Endocrinologia Clínica de Williams), valores baixos de ACTH (<10 pg/mL) sugerem origem adrenal (tumores adrenais), enquanto valores normais ou elevados sugerem causa hipofisária ou ectópica (doença de Cushing ou secreção ectópica de ACTH).
Citação relevante: “A dosagem do ACTH é o primeiro passo para elucidação etiológica do hipercortisolismo.” (Williams Textbook of Endocrinology, 14ª ed., cap. 15)
Análise das alternativas incorretas:
A) Incorreta. Virilização e avanço dos pelos pubianos podem sim ser estigmas de hipercortisolismo, em especial nas formas adrenais com secreção concomitante de andrógenos.
C) Incorreta. Não se realiza retirada completa da hipófise; a conduta padrão é a ressecção seletiva do adenoma hipofisário por via transesfenoidal (protocolo SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).
D) Incorreta. Embora possam ocorrer recidivas, elas não são consideradas altas em crianças tratadas adequadamente.
E) Incorreta. O cortisol tem efeito catabólico e retarda o crescimento linear; crianças com doença de Cushing têm geralmente baixa estatura.
Estratégia de prova: Atente-se à diferenciação etiológica pelo ACTH — ponto-chave de muitas questões de endocrinologia pediátrica. Cuidado com pegadinhas envolvendo sinais clínicos invertidos, como o crescimento linear, frequentemente abordado erroneamente.
Resumo: A definição etiológica do hipercortisolismo infantil deve ser sempre guiada pela dosagem do ACTH, conforme preconizado pelas principais referências e protocolos internacionais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo