Antunes (2002, p. 21) define as Instâncias Colegiadas como a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4049447 Pedagogia

Antunes (2002, p. 21) define as Instâncias Colegiadas como as agremiações, entidades, associações criadas para discutir os problemas coletivos e/ou questões do coletivo, representando os diferentes setores do coletivo (pais, professores, alunos, comunidade, funcionários). “Assim, esse colegiado torna-se não só um canal de participação, mas também um instrumento de gestão da própria escola.” Levando em consideração o sentido de instâncias colegiadas, podemos afirmar que:



I- As instâncias colegiadas são os espaços de representação dos segmentos da escola: discentes, docentes, pais e comunidade. É pela utilização desses espaços, fruto da conquista da própria comunidade, que a gestão democrática ganha força.


II- As instâncias colegiadas devem refletir e buscar soluções de conjunto, aprofundando a construção acerca da escola que queremos e de como construí-la.


III- Para se implementar uma gestão democrática, faz-se necessário aproximar a comunidade do âmbito escolar criando fóruns de discussões, formação e reuniões com todos os segmentos, de maneira a criar a tradição.



A alternativa que contém a(as) afirmativa(as) CORRETA(AS) é:

Alternativas