“Paciente, 36 anos, branca, comparece à consulta para check-...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: EBSERH Prova: IDECAN - 2014 - EBSERH - Médico - Cardiologia |
Q1371649 Medicina
“Paciente, 36 anos, branca, comparece à consulta para check-up. Nega comorbidades e sintomas no momento. Ao exame, apresenta PA de 160 x 100.” Sobre o caso anterior, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Tema Central da Questão: A questão aborda o diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica (HAS) em uma paciente assintomática durante um check-up. Compreender os critérios para diagnóstico e o manejo correto da pressão arterial elevada é fundamental.

Justificativa para a Alternativa Correta (B): De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o diagnóstico de HAS não pode ser estabelecido com base em uma única medida de pressão arterial elevada em consultório. A paciente apresenta uma pressão arterial de 160 x 100 mmHg, mas, para confirmar o diagnóstico de hipertensão, são necessárias múltiplas aferições em diferentes ocasiões. Geralmente, é recomendado o acompanhamento durante um período de até 30 dias, ou seja, cerca de 1 mês, para descartar variações pontuais e considerar o efeito do avental branco. Portanto, a alternativa B está correta ao sugerir que é necessário confirmar ou descartar a HAS dentro desse período.

Análise das Alternativas Incorretas:

A) Afirmar que a paciente é hipertensa com base em uma única medição é precipitado e não segue as diretrizes atuais, que requerem medições repetidas para o diagnóstico.

C) Estender o período de confirmação para 2 meses não é necessário; 1 mês é geralmente suficiente para determinar o diagnóstico, conforme as diretrizes.

D) Um intervalo de 1 semana é insuficiente para capturar a variabilidade da pressão arterial e pode levar a um diagnóstico incorreto.

E) Introduzir mudanças no estilo de vida e aguardar 6 meses para iniciar medicamentos, enquanto ainda não se confirmou o diagnóstico, não alinha com as boas práticas diagnósticas. Medidas gerais de mudança de estilo de vida são recomendadas, mas o diagnóstico precisa ser confirmado antes de iniciar qualquer tratamento sistemático.

Diretrizes Relevantes: Para diagnosticar hipertensão, é importante seguir diretrizes como as da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da American Heart Association, que enfatizam a necessidade de múltiplas medições em diferentes momentos e contextos.

Estratégias para Provas: Sempre considere que diagnósticos de condições crônicas como a hipertensão não devem ser baseados em medições isoladas, e familiarize-se com os intervalos recomendados para reavaliação e confirmação de diagnósticos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa B. Apesar da paciente apresentar uma pressão arterial elevada, este é apenas um registro e para diagnosticar hipertensão arterial sistêmica (HAS) é necessário que sejam realizadas outras medidas em diferentes momentos, além de outros exames complementares para descartar causas secundárias de hipertensão. Neste caso, a orientação é confirmar ou descartar HAS dentro de 1 mês, para que sejam tomadas as medidas necessárias caso o diagnóstico seja confirmado. É importante ressaltar que a hipertensão arterial é uma condição crônica e que o tratamento deve ser individualizado, considerando fatores como idade, comorbidades, risco cardiovascular e preferências do paciente.

Quando utilizadas as medidas de consultório, o diagnóstico de HA deverá ser sempre validado por medições repetidas, em condições ideais, em duas ou mais visitas médicas em intervalo de dias ou semanas; ou de maneira mais assertiva, realizando-se o diagnóstico com medidas fora do consultório (MAPA ou MRPA), excetuando-se aqueles pacientes que já apresentem LOA ou doença CV. Define-se a classificação de acordo com a PA do consultório e pelo nível mais elevado de PA, sistólica ou diastólica. 

Recomenda-se que o diagnóstico de HA seja baseado em medições repetidas da PA em consultório, em mais de uma consulta, ou pela medida de PA fora do consultório com MAPA e/ou MRPA, desde que essas medidas sejam viáveis.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo