Assinale a alternativa CORRETA, nos termos do que se apresen...
INSTRUÇÃO – As questões de 1 a 10 referem-se ao texto abaixo. Leia-o com atenção antes de responder a elas.
A Sustentável Leveza do Ser
Brasília é fruto do apogeu do processo criativo de Niemeyer, aquele em que a originalidade superou a teoria e os dogmas de uma escola arquitetônica, permitindo a ele atingir o patamar de arte, com obras que vão ficar para sempre dialogando com as gerações. Arte que faz sentir e faz pensar, que deixa uns perplexos e outros embriagados de prazer estético, arte que produz no observador ansiedade, temor e hostilidade. A Brasília de Niemeyer está longe de ser unanimidade, mas, como o autor de seus prédios, não deixa ninguém indiferente. [...]
Como ocorreu em Brasília, a Pampulha fora encomendada do amigo e então prefeito da capital mineira, Juscelino Kubitschek. O futuro presidente desenvolvimentista encontrou seu arquiteto na Pampulha. Seu arquiteto encontrou na Pampulha um estilo. Juntos, e depois na companhia do urbanista Lúcio Costa, estruturaram o modernismo brasileiro, que romperia com o passado colonial e barroco do País. Eles desenharam não apenas uma cidade, mas uma nação, resultado de uma aventura rumo ao centro-oeste que exigiu uma visão de mundo corajosa e ousada, como a que levou o homem às grandes navegações e à conquista do espaço.
A obra de Niemeyer foi idealizada para flutuar. Para vencer a gravidade, o traço do arquiteto expresso em concreto conseguiu “traduzir em espaços a vontade de uma época” na definição de seu colega alemão Mies van der Rohe. Niemeyer traduziu a vontade de alguns brasileiros de fazer um país maior do que o Brasil. [...] Em Le Corbusier, Niemeyer encontrou a interseção da política com a arquitetura. Corbusier pregava a funcionalidade máxima: a forma deveria subordinar-se à função. A “Carta de Atenas”, manifesto urbanístico redigido pelo franco-suíço em 1933, defendia uma cidade funcional, na qual deveriam predominar a austeridade, a simplicidade, a lógica e a separação dos espaços de trabalho e lazer. A contrapor-se à turma de Le Corbusier, havia os organicistas do americano Frank Lloyd Wright, para os quais todo edifício, tal qual um organismo vivo, embora funcional, precisa crescer a partir de seu meio, do que já existe. Niemeyer, que na questão ideológica era discípulo do europeu, dizia que: “A vida pode mudar a arquitetura. No dia em que o mundo for mais justo, ela será mais simples”. Ele escapou de ser um mero seguidor da escola de Le Corbusier por acrescentar à equação dele a beleza. A forma deveria, sim, servir à função desde que ambas criassem beleza. [...] À retidão das linhas do mestre, o brasileiro agregou a curva, que deixava loucos os calculistas escolhidos para enfrentar o desafio de construir a paradoxal leveza feita de concreto e ferro. [...]
Uma geração de arquitetos que hoje dominam a cena internacional diz ter bebido na fonte de Oscar Niemeyer. Muitos foram influenciados pela arquitetura que se fez arte. Todos os edifícios de Niemeyer, os públicos e os residenciais, marcam as cidades onde foram erguidos. De tão fortes seu esplendor e originalidade, as criações arquitetônicas de Niemeyer teriam, na visão de muitos, tido um efeito congelante sobre a arquitetura brasileira. Quem não podia ter um Niemeyer encomendava um sub-Niemeyer, no tocante à sua exigência de extraordinária beleza e aos complexos avanços da engenharia. [...]
Veja. 12/12/2012. pp. 129-136 (texto adaptado)
Assinale a alternativa CORRETA, nos termos do que se apresenta no texto.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B
Tema central da questão:
Esta questão avalia sua capacidade de interpretar informações explícitas e implícitas do texto, principalmente quanto à relação entre ideologia, justiça social e arquitetura no pensamento de Oscar Niemeyer.
Resumo teórico:
Interpretar textos em concursos significa compreender não só o que está dito, mas também o que está sugerido. O examinador busca avaliar se o candidato consegue identificar ideias, relações de causa e consequência e intenções do autor.
Justificativa da alternativa correta (B):
A alternativa B afirma que Niemeyer mostra-se profundamente marcado pela ideologia, ao apregoar que exista uma relação entre justiça social e arquitetura. O texto diz claramente: “Niemeyer, que na questão ideológica era discípulo do europeu, dizia que: ‘A vida pode mudar a arquitetura. No dia em que o mundo for mais justo, ela será mais simples.’” Isso demonstra a ligação que o arquiteto fazia entre justiça social e o fazer arquitetônico, comprovando o acerto dessa alternativa.
Análise das alternativas incorretas:
A) Errada. O texto afirma que Brasília (obra de Niemeyer) não é unanimidade e que provoca reações diversas, negando a ideia de consenso entre profissionais.
C) Errada. A construção de Brasília e a atuação de Niemeyer não se antepõem ao espírito da época; pelo contrário, representam a busca de um país mais moderno, alinhados ao contexto vigente.
D) Errada. O texto diz o oposto: arquitetos contemporâneos reconhecem a influência de Niemeyer. Fala-se em “ter bebido na fonte de Oscar Niemeyer”, indicando que sua obra segue como referência.
Estratégias para interpretação:
1. Leia o texto com atenção a palavras-chave que possam indicar opinião, comparação ou causa e consequência.
2. Ao analisar as alternativas, elimine as que exageram, generalizam ou contradizem o texto.
3. Fique atento a pegadinhas que envolvem termos absolutos como "consenso", "totalmente", "sempre", pois geralmente não estão de acordo com a complexidade do texto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo