A Gestão por competências integra a Gestão de pessoas. As c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3455035 Gestão de Pessoas
A Gestão por competências integra a Gestão de pessoas. As competências podem ser compreendidas e mensuradas utilizando-se referenciais de desempenho, de forma que o profissional possa apropriar-se de uma dada competência por meio da adoção de alguns comportamentos observáveis no ambiente de trabalho.
Três dimensões identificam as competências, são elas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - conhecimento, habilidades e atitudes.

Tema central da questão: A questão aborda a Gestão por Competências, tema fundamental na área de Gestão de Pessoas. Saber identificar as dimensões das competências é essencial para atuar de forma estratégica em recursos humanos, tanto em órgãos públicos quanto privados.

Resumo teórico:
A Gestão por Competências baseia-se em mapear, desenvolver e avaliar as competências dos profissionais, alinhando o desempenho individual às necessidades organizacionais. Segundo Le Boterf e as orientações do Manual de Gestão por Competências do Governo Federal, competência é formada por três dimensões principais, conhecidas como CHA:

  • Conhecimento: Saber teórico, informações e conceitos.
  • Habilidade: Saber fazer, capacidade prática de aplicar os conhecimentos.
  • Atitude: Querer fazer, disposição, postura e valores.
Esses elementos são observados por meio de comportamentos no ambiente de trabalho e são referência em legislações e manuais, como o Manual do Governo Federal.

Justificativa para a alternativa correta (B): A alternativa B traz exatamente as três dimensões do modelo CHA (Conhecimento, Habilidades e Atitudes). Essa tríade é reconhecida nacional e internacionalmente em livros, pesquisas e materiais oficiais sobre gestão de pessoas.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - instrução, aptidões e autorreflexão: "Instrução" refere-se apenas ao ensino recebido, "aptidões" são capacidades inatas e "autorreflexão" não faz parte do modelo CHA.
  • C - treinamento, autoestima e comportamento: Treinamento é um meio para adquirir competências, autoestima é uma característica pessoal e comportamento é a expressão, não a dimensão da competência.
  • D - estratégias, avaliação e progressão: São etapas ou ferramentas de gestão, não dimensões de competência.
  • E - experimentação, autonomia e autoconhecimento: São qualidades ou processos, mas não compõem o modelo CHA.

Dica de interpretação: Fique atento a palavras-chave como "dimensões" e associe sempre ao modelo CHA. Evite ser levado por termos genéricos ou sedutores que fogem do conceito clássico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

famoso CHA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo