No  que  se  refere  ao  poder  regulamentar,  julgue  o  it...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3056694 Direito Administrativo

No  que  se  refere  ao  poder  regulamentar,  julgue  o  item.


O poder regulamentar representa uma prerrogativa de  direito privado. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - Errado

A questão aborda o poder regulamentar, que é um dos poderes administrativos. Este poder não representa uma prerrogativa de direito privado, mas sim uma função de direito público.

O poder regulamentar permite que o Poder Executivo edite normas complementares à lei, com o propósito de garantir sua fiel execução. Essa competência está prevista na Constituição Federal, especificamente no artigo 84, inciso IV, que confere ao Presidente da República a atribuição de expedir decretos e regulamentos para a execução das leis.

Portanto, dizer que o poder regulamentar é uma prerrogativa de direito privado está incorreto. No contexto do Direito Administrativo, o poder regulamentar é uma prerrogativa do Estado, visando à efetiva aplicação das leis no âmbito público.

Em resumo, a alternativa correta é Errado porque o poder regulamentar não se relaciona ao direito privado, mas sim ao direito público, sendo uma atribuição do Poder Executivo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado

Se os chefes dos 3 poderes possuem a prerrogativa de usar o poder regulamentar, o direito privado da questão já roda

Não, o poder regulamentar é uma prerrogativa do direito administrativo, e não do direito privado: 

  • O poder regulamentar é a capacidade da Administração Pública de criar atos normativos que complementam as leis, permitindo que elas sejam aplicadas. 
  • O poder regulamentar é um dos poderes administrativos, que são instrumentos do Estado para a perseguição do interesse público. 
  • O poder regulamentar é uma prerrogativa do chefe do Poder Executivo, que edita regulamentos sob a forma de decreto. 
  • O poder regulamentar está sujeito a limites de competência e forma, determinados pela Constituição e pela lei. 
  • Um regulamento editado por um órgão que não tenha poderes para tal é inconstitucional ou ilegal. 

ERRADO

poder regulamentar é uma prerrogativa da Administração Pública, não do direito privado.

FIM DA ESCALA 6X1 

ESTUDE!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo