O leitor de tela Jaws possui vários atalhos, dentre eles, Ct...
O leitor de tela Jaws possui vários atalhos, dentre eles, Ctrl + tab, cuja função é
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B – ir para a próxima guia de uma janela.
Tema central da questão: A questão aborda atalhos do leitor de tela JAWS, focando especialmente no comando Ctrl + Tab. Conhecimentos sobre comandos de acessibilidade são essenciais para concursos da área de adaptação e transcrição em braille, pois permitem compreender o uso eficiente de tecnologias assistivas.
Resumo teórico: O JAWS (Job Access With Speech) é um dos leitores de tela mais populares utilizados por pessoas com deficiência visual. Ele possibilita a navegação em sistemas operacionais e aplicações, principalmente via atalhos de teclado.
O atalho Ctrl + Tab é um comando padrão no Windows e em muitos programas, inclusive quando o JAWS está ativo. Sua função é mover o foco para a próxima guia (ou aba) aberta em janelas com múltiplas abas, como navegadores de internet ou caixas de diálogo com guias.
Fonte: Freedom Scientific, JAWS Keystrokes Quick Reference Guide.
Justificando a alternativa correta (B):
Ao pressionar Ctrl + Tab, o usuário avança para a próxima guia de uma janela. Isso é útil, por exemplo, ao trabalhar com várias abas no navegador. O JAWS reconhece esse comando e acompanha a navegação, lendo o conteúdo da nova guia. Portanto, a alternativa B está correta por descrever exatamente essa função.
Análise das alternativas incorretas:
A: "Ir para a guia anterior de uma janela." — Incorreto. O comando para voltar à guia anterior é Ctrl + Shift + Tab, não Ctrl + Tab.
C: "Memorizar uma janela, indo para outra, não aberta." — Incorreto. Não existe esse comando; Ctrl + Tab não memoriza nem abre novas janelas.
D: "Alternar entre as janelas anteriores da barra de tarefas." — Incorreto. Para alternar entre janelas da barra de tarefas, o comando é Alt + Tab.
E: "Alternar entre as próximas janelas ativas da barra de tarefas." — Incorreto. Novamente, esta ação corresponde ao Alt + Tab, não Ctrl + Tab.
Estrategias para interpretação: Sempre relacione o atalho ao contexto do programa (guia/aba x janela). Evite confundir "guia" com "janela"! Pegadinhas comuns trocam esses termos para induzir ao erro.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo