Uma prefeitura deseja solicitar verbas estaduais para a con...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos explorar a questão apresentada e entender como chegar à alternativa correta, aplicando conceitos de Direito Administrativo e procedimentos para a solicitação de verbas.
Tema Jurídico: A questão se relaciona ao processo de solicitação de verbas públicas para a execução de projetos, que está atrelado à elaboração adequada de projetos que justificam a necessidade e viabilidade do pedido.
Legislação Aplicável: Embora a questão seja mais prática do que teórica, ela tangencia o que é estabelecido em legislações sobre convênios e parcerias públicas, como a Lei n.º 8.666/1993, que regula licitações e contratos, e a Lei n.º 13.019/2014, que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil.
Explicação do Tema Central: Antes de solicitar verbas para um projeto público, é essencial ter um projeto bem estruturado, que demonstre sua viabilidade e impacto. Isso se alinha com a prática de melhores governanças e transparência na administração pública.
Exemplo Prático: Imagine que um município deseja construir uma nova escola. Antes de pedir qualquer recurso ao estado ou à federação, deve-se elaborar um projeto detalhado, incluindo a finalidade da obra, o impacto social, cronograma, e outras informações pertinentes, para que os entes financiadores possam avaliar a pertinência do investimento.
Justificativa da Alternativa Correta (B - Montagem de projetos para apresentação): A alternativa correta é a B, pois o primeiro passo efetivo é a montagem de um projeto que será apresentado para a captação de recursos. Este projeto deve ser claro, abrangente e convencer os financiadores da necessidade e viabilidade da obra.
Análise das Alternativas Incorretas:
- Alternativa A - Estimativa de custo do projeto: Embora importante, a estimativa de custos não é o primeiro passo, mas sim parte da elaboração completa do projeto.
- Alternativa C - Divulgação do projeto sem aprovação prévia: Divulgar um projeto sem aprovação ou estruturação prévia pode levar a interpretações errôneas e falta de credibilidade.
- Alternativa D - Contratação direta de uma empresa de construção: A contratação direta é incorreta e ilegal em muitos casos, pois infringe os princípios da licitação pública, a menos que se trate de casos específicos previstos em lei.
Estratégia para Interpretação: Quando enfrentar questões semelhantes, lembre-se sempre de que processos administrativos bem-sucedidos começam com planejamentos detalhados e estruturados.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O primeiro passo para a elaboração de um projeto de solicitação de verbas para a construção de uma nova escola é a montagem de projetos para apresentação. Isso inclui a elaboração de um plano detalhado que aborde as necessidades, os objetivos, o escopo, e as justificativas para a construção da escola, além de incluir estudos preliminares, como a localização, estimativas de custo, impacto social e educacional.
Esse projeto deve ser bem estruturado e embasado, de modo que possa ser apresentado às autoridades estaduais para avaliação e aprovação da concessão de verbas.
FASES DO CONTRATO:
PREPARATÓRIO;
DIVULGAÇÃO DO EDITAL DE LICITAÇÃO;
APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS E LANCES (OPCIONAL);
JULGAMENTO;
HABILITAÇÃO;
RECURSAL;
E HOMOLOGAÇÃO.
GABARITO: LETRA B.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo