Em se tratando da prova pericial e do exame de corpo de deli...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: FUMARC Órgão: TJ-MG Prova: FUMARC - 2012 - TJ-MG - Técnico Judiciário |
Q252933 Direito Processual Penal
Em se tratando da prova pericial e do exame de corpo de delito, todas as alternativas abaixo são corretas, EXCETO:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Interpretação do Tema e Legislação Aplicável

A questão aborda prova pericial e exame de corpo de delito, matérias fundamentais do Direito Processual Penal. Exige o conhecimento detalhado dos arts. 160, 162, 170 e 171 do Código de Processo Penal (CPP), além da correta compreensão das funções periciais e suas formalidades.

Justificativa da Alternativa Correta (Errada):

B) ERRADA. O erro está em afirmar que os peritos indicarão “precisamente os instrumentos, os meios e a época” em que os fatos ocorreram. Conforme o art. 171 do CPP: “os peritos descreverão os vestígios, indicando com que instrumentos ou por que meios foi a infração cometida.” O CPP não exige a precisão sobre a época dos fatos — essa informação normalmente advém de outras diligências.

Análise das Alternativas Corretas

A) Correta.
O art. 170 do CPP autoriza que, em caso de morte violenta, pode ser suficiente o exame externo, desde que as lesões externas permitam precisar a causa da morte – dispensando o exame interno. Pegadinha: a alternativa restringe a suficiência do exame externo apenas se “não houver infração penal a apurar”, mas também contempla a dispensa se houver certeza da causa.

C) Correta.
Em exames por carta precatória, a nomeação dos peritos é feita no juízo deprecado (art. 160, §3º, CPP). Em ações privadas com acordo entre as partes, é permitido ao juízo deprecante nomear perito. Trata-se de exceção que exige conhecimento doutrinário.

D) Correta.
Nos termos do art. 162 do CPP, a autópsia será feita pelo menos 6 horas após o óbito; mas se houver evidência suficiente, poderá ser feita antes, desde que os peritos justifiquem no laudo.

Exemplo Prático

Imagine furto mediante arrombamento de uma loja: os peritos devem descrever os vestígios (como marcas de ferramentas), não sendo obrigados a precisar a data exata do fato apenas pelo exame pericial (art. 171, CPP).

Dica de Prova

Atenção a expressões como "precisamente", "sempre", "apenas" – normalmente são usadas para gerar erro. Priorize a leitura literal da lei.

Doutrina e Jurisprudência

Tourinho Filho destaca a necessidade da perícia no deslinde de fatos com vestígios, não se exigindo que o perito faça afirmações que extrapolem suas atribuições (Processo Penal). O STJ também pontua a imprescindibilidade do exame de corpo de delito nos crimes com vestígios (HC 73.662/SP).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

VEJAM O ART. 171 CPP. NOS CRIMES COMETIDOS COM DESTRUICAO OU ROMPIMENTO DE OBSTACULO A SUBTRACAO DA COISA, OU POR MEIO DE ESCALADA, OS PERITOS, ALEM DE DESCREVER OS VESTIGIOS, IDICARAO COM QUE INSTRUMENTOS, POR QUE MEIOS E EM QUE EPOCA PRESUMEM TER SIDO O FATO PRATICADO.

ART. 177 CPP. NO EXAME POR PRECATORIA, A NOMEACAO DOS PERITOS FAR-SE-A NO JUIZO DEPRECADO. HAVENDO , POREM, NO CASO DE ACAO PRIVADA, ACORDO DAS PARTES, ESSA NOMEACAO PODERA SER FEITA PELO JUIZ DEPRECANTE.
a e d
Art. 162.  A autópsia será feita pelo menos seis horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto.

        Parágrafo único.  Nos casos de morte violenta, bastará o simples exame externo do cadáver, quando não houver infração penal que apurar, ou quando as lesões externas permitirem precisar a causa da morte e não houver necessidade de exame interno para a verificação de alguma circunstância relevante.

item B: Quando se tratar de crimes cometidos com destruição ou rompimento de obstáculo destinados à subtração da coisa, ou, ainda, por meio de escalada, os peritos descreverão os vestígios, indicando, precisamente, os instrumentos, os meios e a época em que os fatos foram praticados

Art. 171, CPP, .  Nos crimes cometidos com destruição ou rompimento de obstáculo a subtração da coisa, ou por meio de escalada, os peritos, além de descrever os vestígios, indicarão com que instrumentos, por que meios e em que época presumem ter sido o fato praticado.
Questão maliciosa, o erro ocorre em apenas uma palavra, conforme explicado pelos amigos acima.
Questão difícil...
Pegaram pesado nessa prova de nível médio...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo