Material didático é qualquer recurso, físico ou digital, que...
I.Orienta o trabalho do professor e o percurso do aluno.
II.Constitui uma metodologia aplicada na estratégia de ensino.
III.Substitui completamente o conteúdo programático das disciplinas.
IV.Fornece recursos que permitem a construção do conhecimento pela experiência.
Está correto o que se afirma na alternativa:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B – Apenas I, II e IV.
1. Tema central da questão:
Esta questão aborda o papel do material didático no planejamento pedagógico. Entender como esses recursos contribuem para o ensino é fundamental para responder corretamente.
2. Resumo teórico:
Os materiais didáticos englobam qualquer recurso (livros, vídeos, jogos, softwares, experimentos, etc.) usado pelo professor para mediar o processo de aprendizagem. Eles devem apoiar o desenvolvimento do conteúdo e proporcionar experiências que estimulem a construção do conhecimento, conforme recomenda a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e autores como Libâneo e Zabala.
3. Justificativa da alternativa correta:
- I. Orienta o trabalho do professor e o percurso do aluno. – Correto. O material didático organiza, direciona e potencializa as ações docentes e as etapas de aprendizagem dos alunos.
- II. Constitui uma metodologia aplicada na estratégia de ensino. – Correto. O material faz parte das metodologias ativas e das estratégias de ensino, sendo uma ferramenta articulada ao método escolhido.
- IV. Fornece recursos que permitem a construção do conhecimento pela experiência. – Correto. Os melhores materiais didáticos incentivam o protagonismo do estudante e a aprendizagem significativa.
4. Análise das alternativas incorretas:
- III. Substitui completamente o conteúdo programático das disciplinas. – Incorreto. O material didático não substitui o conteúdo curricular, ele apenas auxilia no acesso, organização e compreensão desse conteúdo. O currículo é mais amplo e abrange objetivos, métodos e avaliações.
- A – Apenas III e IV. Errada, pois III está incorreta.
- C – Apenas II e III. Errada, pois III está incorreta e IV está correta.
- D – Apenas I e III. Errada, pois III está incorreta e II e IV estão corretas.
5. Estratégias para interpretar a questão:
Leia atentamente cada afirmação, procurando termos absolutos como “substitui completamente”. Desconfie de frases que excluem o papel do professor ou reduzem o processo educativo ao uso de materiais. Sempre relacione com a prática pedagógica real e as diretrizes oficiais (como a BNCC).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo