🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

Relacione os Conceitos Fundamentais da Cultura Digital (Col...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3698948 Pedagogia
Relacione os Conceitos Fundamentais da Cultura Digital (Coluna 1) com suas respectivas Definições e Implicações no Contexto Educacional (Coluna 2). 

Coluna 1 Conceitos Digitais
1. Cibercultura
2. Ciberespaço
3. Paradigma Comunicacional “Um-Todos”
4. Interatividade “Todos-Todos”
5. Tecnologias da Inteligência

Coluna 2 Definições e Implicações
( ) Três técnicas principais que alteraram o raciocínio humano: a oralidade, a escrita e a informática.
( ) É um modelo de comunicação unidirecional que separa a emissão ativa do professor da recepção passiva do aluno.
( ) Conjunto de práticas, valores, atitudes e modos de pensamento que se desenvolve juntamente com o crescimento das redes digitais.
( ) Comunicação horizontal que potencializa o compartilhamento, a coautoria e a colaboração na construção de saberes.
( ) Ambiente de comunicação universal, hipermidiático e desterritorializado, que integra mídias e interfaces em rede.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E

Fundamento decisivo: A decisão dependia de identificar a correspondência correta entre as definições da Coluna 2 e os conceitos da Coluna 1.

Tema central: Cultura digital
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque atribui a primeira definição a Cibercultura, quando 'oralidade, escrita e informática' identificam Tecnologias da Inteligência. Também desloca a última definição, que é de Ciberespaço, não de Tecnologias da Inteligência.
B
Errada
Está errada já na primeira posição, ao ligar 'oralidade, escrita e informática' a Ciberespaço. Esse conteúdo pertence a Tecnologias da Inteligência; além disso, a distribuição posterior também desloca Cibercultura e Interatividade de seus conceitos próprios.
C
Errada
Está errada porque associa a primeira definição à Interatividade todos-todos, mas essa definição não trata de comunicação horizontal, e sim das três técnicas que reorganizam o pensamento humano. Erra também a segunda posição, pois o modelo unidirecional é o paradigma um-todos, não Tecnologias da Inteligência.
D
Errada
Está errada porque, embora acerte a primeira posição com Tecnologias da Inteligência, erra a segunda ao atribuir o modelo unidirecional a Cibercultura. A segunda definição corresponde ao Paradigma comunicacional um-todos, e a terceira também foi deslocada indevidamente para Interatividade.
E
Certa
A alternativa E está correta porque faz as associações exigidas na ordem 5-3-1-4-2: Tecnologias da Inteligência, Paradigma comunicacional um-todos, Cibercultura, Interatividade todos-todos e Ciberespaço.
Pegadinha da questão
A confusão real era entre cibercultura e ciberespaço, e entre paradigma um-todos e interatividade todos-todos: o primeiro par opõe práticas/valores versus ambiente em rede; o segundo opõe comunicação unidirecional versus comunicação horizontal e colaborativa.
Dica para questões semelhantes
  • Separe conceito de ambiente: cibercultura é conjunto de práticas e valores; ciberespaço é o ambiente comunicacional em rede.
  • Separe modelo de transmissão de modelo de participação: um-todos é unidirecional; todos-todos é horizontal e colaborativo.
  • Quando aparecer 'oralidade, escrita e informática', a referência é Tecnologias da Inteligência, não apenas tecnologia digital.
  • Em questão de associação, fixe primeiro as definições mais específicas; depois confira qual sequência fecha integralmente a alternativa.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo