O novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Bá...
I.Proporção não inferior a 70% (setenta por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos será destinada ao pagamento dos profissionais da educação básica em efetivo exercício.
II.Para fins da aplicação dos 70% mencionados, considera-se profissional da educação básica apenas o professor que atua em turmas de alfabetização bilíngue.
III.É vedada a aplicação dos recursos dos Fundos no pagamento de aposentadorias e de pensões, conforme as restrições impostas pela Lei Federal número 14.113/2020.
Está correto o que se afirma em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: A questão se resolve pela combinação entre a regra legal de destinação mínima de 70% ao pagamento da remuneração dos profissionais da educação básica em efetivo exercício e a vedação de uso dos recursos do FUNDEB para aposentadorias e pensões. Isso invalida a II e confirma I e III, formando o gabarito B.
- Desconfie de alternativas que substituem uma categoria legal ampla por um subconjunto muito específico sem apoio expresso na norma.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo