As proposições a seguir se referem à política educacional pa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1770034 Pedagogia
As proposições a seguir se referem à política educacional para a pessoa com deficiência. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso, em seguida responda o que se pede.
( ) A Declaração de Salamanca é considerada um marco para a educação inclusiva. Ela se refere exclusivamente à proposta de inclusão para pessoas com deficiências ou condições atípicas nos processos de escolarização. ( ) Alunos com necessidades educacionais especiais incluídos com atendimento educacional especializado no contraturno devem receber recursos em dobro do FUNDEB. ( ) Um sistema educacional inclusivo que se propõe a atender com qualidade a todos os alunos, mesmo aqueles que apresentam necessidades educacionais especiais, demanda professores com um tipo de formação profissional generalista. ( ) O ensino itinerante é um serviço de orientação e supervisão pedagógica desenvolvido por professores especializados, que fazem visitas periódicas às escolas para trabalhar com os alunos especiais matriculados em turmas comuns e orientar seus respectivos professores.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - F, V, F e V.

Vamos entender melhor cada proposição e justificar a alternativa correta, assim como as incorretas.

( ) A Declaração de Salamanca é considerada um marco para a educação inclusiva. Ela se refere exclusivamente à proposta de inclusão para pessoas com deficiências ou condições atípicas nos processos de escolarização.

F - Falso

A Declaração de Salamanca, de 1994, é realmente um marco para a educação inclusiva. No entanto, ela não se refere exclusivamente à inclusão de pessoas com deficiências ou condições atípicas. A Declaração defende a inclusão como um direito de todos, abrangendo uma gama mais ampla de alunos com diferentes necessidades educacionais.

( ) Alunos com necessidades educacionais especiais incluídos com atendimento educacional especializado no contraturno devem receber recursos em dobro do FUNDEB.

V - Verdadeiro

De acordo com a legislação vigente, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) prevê um fator de ponderação maior para alunos com necessidades educacionais especiais. Isso significa que escolas que atendem esses alunos podem receber recursos adicionais, considerando o atendimento educacional especializado no contraturno.

( ) Um sistema educacional inclusivo que se propõe a atender com qualidade a todos os alunos, mesmo aqueles que apresentam necessidades educacionais especiais, demanda professores com um tipo de formação profissional generalista.

F - Falso

Para um sistema educacional inclusivo de qualidade, é necessário que os professores possuam formação especializada além da formação generalista. Os professores devem estar preparados para lidar com as especificidades de cada aluno, especialmente aqueles com necessidades educacionais especiais, o que inclui ter conhecimentos específicos em educação inclusiva.

( ) O ensino itinerante é um serviço de orientação e supervisão pedagógica desenvolvido por professores especializados, que fazem visitas periódicas às escolas para trabalhar com os alunos especiais matriculados em turmas comuns e orientar seus respectivos professores.

V - Verdadeiro

O ensino itinerante é, de fato, uma prática que envolve professores especializados que visitam as escolas periodicamente. Eles fornecem suporte tanto aos alunos com necessidades especiais quanto aos professores regulares, garantindo um acompanhamento adequado e contínuo do processo de inclusão.

Em resumo, a alternativa correta é E - F, V, F e V porque:

  1. A primeira proposição é falsa, pois a Declaração de Salamanca não se limita apenas às pessoas com deficiências.
  2. A segunda proposição é verdadeira, conforme a legislação que garante recursos adicionais do FUNDEB.
  3. A terceira proposição é falsa, pois um sistema inclusivo precisa de professores especializados além dos generalistas.
  4. A quarta proposição é verdadeira, descrevendo corretamente o ensino itinerante.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(F) A Declaração de Salamanca é considerada um marco para a educação inclusiva. Ela se refere exclusivamente à proposta de inclusão para pessoas com deficiências ou condições atípicas nos processos de escolarização.

(V) Alunos com necessidades educacionais especiais incluídos com atendimento educacional especializado no contraturno devem receber recursos em dobro do FUNDEB.

(F) Um sistema educacional inclusivo que se propõe a atender com qualidade a todos os alunos, mesmo aqueles que apresentam necessidades educacionais especiais, demanda professores com um tipo de formação profissional generalista.

(V) O ensino itinerante é um serviço de orientação e supervisão pedagógica desenvolvido por professores especializados, que fazem visitas periódicas às escolas para trabalhar com os alunos especiais matriculados em turmas comuns e orientar seus respectivos professores.

A Declaração de Salamanca é uma resolução das Nações Unidas que trata dos princípios, política e prática em educação especial. Adotada em Assembleia Geral, apresenta os Procedimentos-Padrões das Nações Unidas para a Equalização de Oportunidades para Pessoas com Deficiência.

Letra E

( F ) A Declaração de Salamanca é considerada um marco para a educação inclusiva. Ela se refere exclusivamente à proposta de inclusão para pessoas com deficiências ou condições atípicas nos processos de escolarização. Errada, 99.9% das questões que restringem demais estão erradas. Segundo a declaração de Salamanca de 1994, as escolas comuns são os meios mais eficaz para se combater atitudes discrinatórias, e deve acolher todas as crianças.

( V ) Alunos com necessidades educacionais especiais incluídos com atendimento educacional especializado no contraturno devem receber recursos em dobro do FUNDEB. Correta

Decreto 10.656, de 22 de março de 2021:

Art. 22. Para fins da distribuição dos recursos do Fundeb, será admitida a dupla matrícula dos estudantes:

I - da educação regular da rede pública de ensino que recebem atendimento educacional especializado; e

( F ) Um sistema educacional inclusivo que se propõe a atender com qualidade a todos os alunos, mesmo aqueles que apresentam necessidades educacionais especiais, demanda professores com um tipo de formação profissional generalista. Errado, a formação generalista é do pedagogo, na educação especial o professor deve ter formaçã incial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos na área. Fonte: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

( F) O ensino itinerante é um serviço de orientação e supervisão pedagógica desenvolvido por professores especializados, que fazem visitas periódicas às escolas para trabalhar com os alunos especiais matriculados em turmas comuns e orientar seus respectivos professores. Errada. ensino itinerante é o atendimento recomendado para regiões onde não exista escola especial ou escola regular com sala de recursos e onde haja carência de professores especializados. Esse tipo de ensino visa sempre complementar o atendimento educacional oferecido em classe comum. Fonte: Google

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo