As cláusulas pétreas previstas na Constituição da República ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q708095 Direito Constitucional
As cláusulas pétreas previstas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 servem como um mecanismo de preservação dos valores e ideais almejados pelo poder constituinte originário. As referidas cláusulas constituem uma verdadeira limitação material ao constituinte derivado. Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário de Gabarito – Direito Constitucional – Cláusulas Pétreas

Tema: O tema central da questão é a teoria das cláusulas pétreas, prevista no art. 60, §4º, da Constituição Federal de 1988 (CF/88), que limita materialmente o poder de reforma do constituinte derivado.

Legislação Aplicável:

Constituição Federal de 1988, Art. 60, §4º:
Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: I – a forma federativa de Estado; II – o voto direto, secreto, universal e periódico; III – a separação dos Poderes; IV – os direitos e garantias individuais.

Jurisprudência: O STF entende que essas cláusulas são limitações materiais e vedam qualquer emenda que atente contra esses princípios (ADI 815 MC).

Exemplo prático: Imagine uma PEC propõe acabar com eleições diretas para Presidente. Inconstitucional, pois viola o inciso II do art. 60, §4º – essa alteração sequer pode ser debatida no Congresso!

Justificativa da alternativa correta (B – a forma republicana de Estado):

O art. 60, §4º, NÃO protege a forma republicana, mas sim a forma federativa de Estado. Portanto, a forma republicana pode ser objeto de deliberação e eventualmente alterada por emenda (embora não seja simples nem usual). Essa é a pegadinha clássica da questão!

Por que as demais alternativas estão erradas?

  • A) Direitos e garantias individuais: São cláusula pétrea; não podem ser abolidos nem mesmo por emenda (art. 60, §4º, IV).
  • C) Separação dos poderes: Cláusula pétrea explícita (art. 60, §4º, III); qualquer proposta que a ameace é inadmissível.
  • D) Voto direto, secreto, universal e periódico: Expressamente protegido (art. 60, §4º, II).

Pegadinha: O examinador trocou “forma federativa” por “forma republicana”. Leia atentamente! Essa troca é recorrente em provas.

Doutrina:

José Afonso da Silva destaca que as cláusulas pétreas servem para tornar intangíveis os princípios fundamentais da Constituição. Uadi Lammêgo Bulos ressalta que elas blindam a essência do texto constitucional.

Resumo da estratégia: Sempre confirme literalmente no art. 60, §4º, e fique atento ao uso de “federativa” x “republicana”.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Olá pessoal (GABARITO = LETRA B)

---------------------------------------------------------

 

CF 88 ART 60  § 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

      I -  a forma federativa de Estado;

      II -  o voto direto, secreto, universal e periódico;

      III -  a separação dos Poderes;

      IV -  os direitos e garantias individuais.

---------------------------------------------------------

Fé em Deus, não se renda.

Segundo doutrina e STF a forma republicana também é cláusula pátrea, de forma implícita! Então cuidado!

Paulo Júnior, no minímo a questão tem que ser anulada. Até porque o parâmetro de controle da questão é a CF e não o entendimento do Supremo!

Gabarito correto é LETRA B! Todas as outras alternativas estão presentes no 4§º do art. 60 da CF.

Galera... quanto a alternativa B ser o GABARITO.

 

b) a forma republicana de Estado

 

>>>  Não vou entrar no mérito de a REPÚBLICA ser ou não ser cláusula pétrea implícita. Existem julgados do STF que dizem que a a forma de governo republicana é cláusula pétrea implícita, como também existem diversos doutrinadores que defendem que a forma de governo republicana não é cláusula pétrea, uma vez que não foi inserida expressamente no art. 60 da CF.

 

MAS VAMOS LÁ ...

Creio que o examinador quis verificar se o examinado atentou-se para as designações:

MNEMÔNICO:  na FEDERAÇÃO ; FOGO na REPÚBLICA e SIGO o PRESIDENTE

FORMA DE ESTADO:   FEDERAÇÃO

FORMA DE GOVERNO: REPUBLICANO

SISTEMA DE GOVERNO: PRESIDENCIALISTA

 

A alternativa B erra ao descrever a a REPUBLICA como FORMA DE ESTADO. 

 

Se estiver ERRADO por favor me enviem uma msg no privado. Agradeço!

DECORO O SEGUINTE PARA NÃO ME ENGANAR:

 

FOESFE = FORMA DE ESTADO FEDERATIVO

SIGOPRE = SISTEMA DE GOVERNO PRESIDENCIALISTA

FOGOREP = FORMA DE GOVERNO REPUBLICANO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo