Em “Meu conhecimento se equipara à minha idade, logo, seri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q308322 Português
ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES
ABAIXO E ASSINALE
“CERTO” - (C) OU “ERRADO” - (E)
Em “Meu conhecimento se equipara à minha idade, logo, seria um desperdício deixar de compartilhá-lo por estar aposentado” não haveria prejuízo para a coerência textual e a correção gramatical se o período fosse assim reescrito: Meu conhecimento equipara- se à minha idade; seria, pois, um desperdício deixar de compartilhá-lo por estar aposentado. (Extraído da Revista Visão Jurídica, número 82, p.10).
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão apresentada exige uma análise de coerência e correção gramatical ao reescrever o período textual. Vamos entender o que está em jogo:

O enunciado original é: "Meu conhecimento se equipara à minha idade, logo, seria um desperdício deixar de compartilhá-lo por estar aposentado."

A reescrita proposta é: "Meu conhecimento equipara-se à minha idade; seria, pois, um desperdício deixar de compartilhá-lo por estar aposentado."

A questão quer saber se essa reescrita mantém a coerência e a correção gramatical do original.

Vamos analisar:

1. Coerência textual: Ambas as versões mantêm a mesma linha de raciocínio. O uso de "logo" na primeira versão é equivalente ao uso de "pois" na segunda. Ambos indicam uma relação de causa e consequência, assegurando a coerência.

2. Correção gramatical: A estrutura gramatical das duas frases está correta. A colocação pronominal "equipara-se" é adequada, uma vez que o verbo está no início da oração subordinada. A substituição da vírgula por ponto e vírgula também está correta, pois separa adequadamente duas ideias relacionadas.

Portanto, a reescrita não compromete a coerência nem a correção gramatical do período original.

Alternativa correta: C - certo

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Logo" é conclusivo e "pois" entre vírgulas também.
Esta CERTO.
Em minha opinião, o maior "detalhe" é quanto ao uso de "ponto e vírgula" na separação dos dois periodos substitutos que foram propostos. Relembro que o enunciado condiciona que
não haja prejuízo para a coerência textual e a correção gramatical. Então vejamos...
Inicialmente tinhamos: “
Meu conhecimento se equipara à minha idade, logo, seria um desperdício deixar de compartilhá-lo por estar aposentado”
Passamos a ter: "Meu conhecimento equipara- se à minha idade; seria, pois, um desperdício deixar de compartilhá-lo por estar aposentado."
Quanto à correção gramatical, não encontrei falhas. Podemos notar que, praticamente, todos os termos do primeiro exemplo estão mantidos no segundo.
Quanto á coerência, entendo que o emprego de ponto e virgula foi decisivo, pois deixou clara a condição de coordenação entre os períodos, mantendo o sentido. Nesta condição até poderíamos eliminar a conjunção coordenativa "pois', visto que o próprio "ponto e vírgula" firma a coordenação entre os períodos.


PARA RELEMBRAR:
Ponto e vírgula ( ; )
O ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que o ponto. Quanto à melodia da frase, indica um tom ligeiramente descendente, mas capaz de assinalar que o período não terminou. Emprega-se nos seguintes casos:
- para separar orações coordenadas não unidas por conjunção, que guardem relação entre si. Por Exemplo: O rio está poluído; os peixes estão mortos.
- para separar orações coordenadas, quando pelo menos uma delas já possui elementos separados por vírgula. Por Exemplo:  O resultado final foi o seguinte: dez professores votaram a favor do acordo; nove, contra.
- para separar itens de uma enumeração. Por Exemplo:  No parque de diversões, as crianças encontram: brinquedos; balões; pipoca.
- para alongar a pausa de conjunções adversativas (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, etc.) , substituindo, assim, a vírgula. Por Exemplo:  Gostaria de vê-lo hoje; todavia, só o verei amanhã.
- para separar orações coordenadas adversativas quando a conjunção aparecer no meio da oração. Por Exemplo: Esperava encontrar todos os produtos no supermercado; obtive, porém, apenas alguns.
Referência: http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono31.php
galera a minha duvida é a respeito da perticula  SE.....se equipara...na primeira frase...e equipara-se...na segunda frase....Alguem me explica o motivo que ambas estao certas?
Item: CERTO

OBS: Me corrijam se eu estiver errado!! 

Respondendo a dúvida da amiga ANA!!

Quando ao uso da PARTICULA (SE) - TRATA DE COLOCAÇÃO PRONOMINAL (Proclise, Mesoclise e Enclise)

Frase da questão: "“Meu conhecimento se equipara à minha idade..."

Quem se equipara a minha idade? Meu conhecimento (sujeito)

Logo, quando o sujeito esta explicito, podem ocorrer ênclise ou próclise. Ambas as formas estão no padrão culto. 


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo