O termo vigilância tem como raiz o verbo vigiar, do latim v...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: Lei nº 8.080/1990, art. 6º, § 1º, I: "Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: a) o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e b) o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde." Como o enunciado trata da atuação da autoridade sanitária para garantir a segurança da população, a alternativa B é a única compatível com a atuação preventiva, fiscalizatória e interventiva prevista na lei.
- Se a alternativa descrever vigilância sanitária como prevenção e controle de riscos à saúde, ela tende a se alinhar à Lei nº 8.080/1990, art. 6º, § 1º, I.
- Desconfie de opções que restrinjam a atuação ao momento inicial do licenciamento ou a um único agente privado, porque a lei fala em controle em todas as etapas, da produção ao consumo.
- Elimine alternativas que condicionem a ação sanitária à ocorrência prévia do dano, pois a definição legal inclui eliminar, diminuir ou prevenir riscos.
- Quando a opção mencionar normatização, fiscalização e medidas restritivas diante de risco à saúde, confronte com a Lei nº 9.782/1999, arts. 6º e 7º.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo