Os seios paranasais são constituídos por cavidades pertencen...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário da Questão – Sinusite Aguda em Crianças: Anatomia e Frequência dos Seios Paranasais
Tema central: A questão explora o desenvolvimento anatômico dos seios paranasais e sua importância clínica na incidência de sinusite aguda em crianças abaixo de 10 anos.
A sinusite aguda é uma inflamação dos seios paranasais, geralmente infecciosa, bastante relevante na prática de alergistas/otorrinolaringologistas pediátricos. Conhecer a pneumatização (formação) dos seios paranasais é fundamental para interpretar corretamente manifestações clínicas e exames em diferentes faixas etárias.
Justificativa da alternativa correta (C):
Os seios maxilares e etmoidais estão presentes, ainda que pouco desenvolvidos, já no nascimento. Por isso, são os mais frequentemente acometidos por processos infecciosos em crianças menores de 10 anos.
Segundo Harrison’s Principles of Internal Medicine (20ª ed.), “os seios frontais e esfenoidais começam a se desenvolver mais tardiamente, tornando os seios maxilares e etmoidais os principais sítios de infecção na infância.”
Além disso, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) destaca em seu manual: “A sinusite aguda em menores de 10 anos acomete principalmente os seios etmoidais e maxilares, pois os outros seios paranasais estão em desenvolvimento lento e incompleto.”
Análise das alternativas incorretas:
- A) Frontal e maxilar: O seio frontal só começa seu desenvolvimento após os 7 anos e completa pneumatização após a adolescência, tornando seu acometimento raro em menores de 10 anos.
- B) Etmoidal e frontal: Também incorreta pelo mesmo motivo — predomínio do etmoidal, mas o frontal pouco desenvolvido.
- D) Esfenoidal e frontal: Tanto o esfenoidal quanto o frontal só se formam adequadamente após os 10 anos, sendo extremamente raro acometimento nesses casos.
- E) Maxilar e esfenoidal: O esfenoidal é o último a se formar, após os 10-12 anos.
Dica para provas: Sempre considere a cronologia do desenvolvimento anatômico nos casos pediátricos, pois muitas questões exploram esse detalhe!
Gabarito: C) Maxilar e etmoidal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A alternativa correta é: C - Maxilar e etmoidal.
ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS
- A: Incorreta. O seio frontal é menos desenvolvido em crianças pequenas e não é um dos mais acometidos na sinusite aguda. Embora o seio maxilar seja frequentemente afetado, o etmoidal é mais comumente envolvido em crianças abaixo de 10 anos.
- B: Incorreta. Embora o seio frontal possa ser afetado em adultos com sinusite, ele é menos frequentemente envolvido em crianças com menos de 10 anos. O seio etmoidal é mais prevalente.
- C: Correta. Os seios maxilar e etmoidal são os mais frequentemente acometidos pela sinusite aguda em crianças menores de 10 anos. A anatomia desses seios em crianças facilita o acometimento por infecções nas vias respiratórias superiores.
- D: Incorreta. O seio esfenoidal não é comumente afetado pela sinusite aguda em crianças menores de 10 anos, e o seio frontal é raramente envolvido nessa faixa etária.
- E: Incorreta. O seio esfenoidal é raramente acometido por sinusite aguda em crianças pequenas. O seio maxilar e etmoidal são os mais comuns.
EM RESUMO
A sinusite aguda em crianças abaixo de 10 anos afeta com mais frequência os seios maxilares e etmoidais, devido à sua anatomia e desenvolvimento nos primeiros anos de vida.
PONTOS CHAVE
- Seios maxilar e etmoidal são os mais comuns na sinusite aguda em crianças menores de 10 anos.
- Seio frontal e esfenoidal são menos envolvidos na infância.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo