Sobre o processo licitatório, analise as afirmativas.I. Tem ...
I. Tem por objetivo assegurar: a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto; tratamento isonômico entre os licitantes, justa competição; evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e superfaturamento na execução dos contratos e incentiva a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.
II. A alta administração do órgão ou entidade é responsável pela governança das contratações e deve implementar processos e estruturas, inclusive de gestão de riscos e controles internos, para avaliar, direcionar e monitorar os processos licitatórios e os respectivos contratos, com o intuito de alcançar os objetivos do processo licitatório, promover um ambiente íntegro e confiável, assegurar o alinhamento das contratações ao planejamento estratégico e às leis orçamentárias e promover eficiência, efetividade e eficácia em suas contratações.
III. O processo de licitação observa dez fases, são elas: seleção da equipe que irá compor a fase preparatória; análise SWOT do ambiente e planejamento da fase preparatória; o fechamento do edital de licitação; a divulgação do edital de licitação; o recebimento de apresentação de propostas e lances; julgamento; habilitação; recursal; julgamento dos recursos; divulgação do resultado final; homologação.
Estão corretas as afirmativas
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - I e II, apenas.
1. Tema central da questão:
A questão aborda o processo licitatório na Administração Pública, fundamental para garantir a seleção eficiente de fornecedores, a integridade das contratações e a correta aplicação dos recursos públicos. Compreender suas etapas e objetivos é essencial para todo servidor público, sendo conteúdo central da Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos).
2. Resumo teórico:
A licitação existe para garantir vantajosidade, isonomia, competição justa e prevenção de fraudes. O papel da alta administração inclui a governança das contratações, com gestão de riscos e alinhamento com o planejamento estratégico. As fases da licitação estão previstas na lei, mas não incluem certas etapas citadas na afirmativa III.
3. Fundamentação legal:
De acordo com os artigos 11 e 19 da Lei nº 14.133/2021:
- Art. 11: Define os objetivos do processo licitatório, como seleção da proposta mais vantajosa, tratamento isonômico e incentivo à inovação.
- Art. 19: Estabelece a responsabilidade da alta administração pela governança das contratações.
4. Justificativa da alternativa correta (B):
I - Correta: Resume com exatidão os objetivos da licitação segundo a lei.
II - Correta: Reflete fielmente a responsabilidade da alta administração em promover governança, controles e alinhamento estratégico nas contratações.
III - Incorreta: Erra ao listar fases não previstas legalmente, como análise SWOT e etapas adicionais. As fases da licitação estão em ordem e número diferentes na lei (fase preparatória, divulgação, apresentação de propostas, julgamento, habilitação, recursos, homologação), sem incluir todos os passos mencionados.
5. Análise das alternativas incorretas:
- A (Somente I e III): Incorreta, pois a III está errada.
- C (II e III): Incorreta, pois a III está incorreta.
- D (I, II e III): Incorreta, pois inclui a III, que tem equívocos conceituais.
6. Estratégias para interpretação:
Fique atento a detalhes: etapas não previstas na lei, termos inventados ou extrapolados (como análise SWOT) costumam indicar erro. Sempre compare o texto da questão com a legislação vigente. Prefira o que está expresso na lei.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Lei 14.133/21 (nova lei de licitações)
Art. 17. O processo de licitação observará as seguintes fases, em sequência:
I - preparatória;
II - de divulgação do edital de licitação;
III - de apresentação de propostas e lances, quando for o caso;
IV - de julgamento;
V - de habilitação;
VI - recursal;
VII - de homologação.
*Perceba que são sete fases distintas, sendo a primeira uma fase interna e as demais, fases externas.*
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo