Sobre o seguro-desemprego, indique a única opção certa:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre seguro-desemprego, um benefício importante para trabalhadores que perderam o emprego sem justa causa.
Interpretação do Enunciado: A questão pede que você identifique a única alternativa correta sobre as regras do seguro-desemprego, abordando seu recebimento e condições.
Legislação Aplicável: O seguro-desemprego é regido pela Lei nº 7.998/1990, que estabelece os critérios para concessão e cancelamento do benefício.
Tema Central: O foco é compreender as condições de recebimento do seguro-desemprego e situações que podem afetar seu pagamento. Conhecimentos sobre a legislação trabalhista e a interseção com benefícios previdenciários são necessários.
Exemplo Prático: Imagine um trabalhador que foi demitido sem justa causa. Ele pode solicitar o seguro-desemprego, mas deve cumprir certas condições, como não possuir outra fonte de renda ou benefícios conflitantes.
Justificativa da Alternativa Correta (D): A alternativa D está correta porque, de acordo com a legislação, a União pode sim condicionar o recebimento do seguro-desemprego à comprovação de matrícula e frequência em curso de formação ou qualificação profissional. Essa medida visa estimular a capacitação do trabalhador para aumentar suas chances de reinserção no mercado.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - A afirmação está incorreta. Embora o seguro-desemprego não possa ser acumulado com outros benefícios de prestação continuada, há exceções, como recebimento simultâneo com auxílio-acidente ou pensão por morte.
B - Errada, pois o trabalhador que requer a rescisão indireta não tem direito ao seguro-desemprego se tiver outra fonte de renda, já que isso caracteriza um impedimento ao benefício.
C - Incorreta, uma vez que o seguro-desemprego só é cancelado se o trabalhador recusar uma oferta de emprego que seja condizente com sua qualificação e remuneração anterior, e não qualquer emprego.
E - Errada porque o seguro-desemprego não é concedido automaticamente a cada 12 meses. O trabalhador deve cumprir um período aquisitivo específico e outras condições para ter direito novamente ao benefício.
É essencial ler atentamente cada alternativa e aplicar o conhecimento adquirido sobre a legislação do seguro-desemprego para identificar a resposta correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para incentivar a formação de mão de obra qualificada e atacar o problema do desemprego reincidente, o governo decidiu condicionar o recebimento do seguro-desemprego à matrícula em cursos de formação, sempre que o trabalhador requisitar o benefício pela terceira vez em um período de dez anos.
De acordo com o decreto 7.721, publicado no Diário Oficial da União de 16/04/2012, o curso deverá ser formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, habilitado pelo Ministério da Educação (MEC), com carga horária mínima de 160 horas. A frequência, além da matrícula, também será cobrada.
Pelo programa costurado com o apoio da Casa Civil, o MEC deverá garantir a recolocação desses trabalhadores que passaram pelo curso de formação, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
As informações sobre as características dos trabalhadores beneficiados deverão ser encaminhadas periodicamente pelo Ministério da Educação ao Ministério do Trabalho, para subsidiar as atividades de formação destinadas a esse público.
No caso de o trabalhador recusar o curso ou infringir algumas das regras previstas pelo governo, o seguro-desemprego poderá ser cancelado, Hoje, têm direito ao seguro os trabalhadores desempregados que tiverem sido demitidos sem justa causa. O valor do benefício varia de R$ 622 a R$ 1.163,76, de acordo com a média dos últimos salários anteriores à demissão.fonte:http://www.sincoomed.com.br/atencao_detalhes_imprimir.asp?id=153
Art. 3,
§ 1o A União poderá condicionar o recebimento da assistência financeira do Programa de Seguro-Desemprego à comprovação da matrícula e da frequência do trabalhador segurado em curso de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, com carga horária mínima de 160 (cento e sessenta) horas.
a) É vedado o recebimento conjunto do seguro-desemprego com qualquer benefício de prestação continuada da Previdência Social.
(INCORRETA)
III - não estar em gozo de qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, previsto no Regulamento dos Benefícios da Previdência Social, excetuadoo auxílio-acidente e o auxílio suplementar previstos na Lei nº 6.367, de 19 de outubro de 1976, bem como o abono de permanência em serviço previsto na Lei nº 5.890, de 8 de junho de 1973;
e) O benefício do seguro-desemprego será concedido ao trabalhador desempregado a cada período aquisitivo de 12 meses, contados da data de dispensa que deu origem à primeira habilitação. (INCORRETA)Art. 4º O benefício do seguro-desemprego será concedido ao trabalhador desempregado, por um período máximo de04meses, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo de 16 meses, contados da data de dispensa que deu origem à primeira habilitação.
Oi Joana, cai sim; o caso do pescador artesanal é novidade (MP 665 convolada em lei 13134). Quase certo que vai ter algo a respeito. Bons estudos :-)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo