O Serviço Federal de Processamento de Dados, segundo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q418163 Legislação Federal
O Serviço Federal de Processamento de Dados, segundo o Decreto n;º 6.791/2009, possui a natureza de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

1. Interpretação do tema e legislação aplicável
A questão trata da natureza jurídica do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), exigindo conhecimento sobre as entidades da Administração Pública Indireta. A legislação mais relevante é a Lei nº 5.615/1970, que transformou o Serpro em empresa pública, com apoio da Lei nº 13.303/2016 (Lei das Estatais).

2. Fundamentação legal
Lei nº 5.615/1970, Art. 1º: “Fica o Poder Executivo autorizado a transformar o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em empresa pública... com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio.”
Lei nº 13.303/2016, Art. 2º, II: “Empresa pública: entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado...”

3. Explicação do tema central
O candidato precisa saber classificar corretamente as entidades administrativas: empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia, fundação ou órgão. A natureza do Serpro é recorrentemente exigida em concursos, pois exemplifica as diferenças entre essas categorias.

Exemplo prático: Imagine que o Serpro celebrou um contrato e surge dúvida se tal contrato se sujeita ao direito público ou privado. Por ser empresa pública de direito privado, rege-se predominantemente pelo direito privado, salvo exceções legais.

4. Justificativa da alternativa correta (B)
A alternativa B) Empresa Pública é correta porque apenas empresas públicas (diferente de autarquias ou sociedades de economia mista) têm a totalidade do seu capital pertencente ao poder público e personalidade de direito privado — exatamente o caso do Serpro. O TCU reconhece esse entendimento (Acórdão nº 255/2004-Plenário).

5. Análise das alternativas incorretas

  • A) Órgão Público: Órgãos não possuem personalidade jurídica, apenas competências. O Serpro tem personalidade própria.
  • C) Autarquia: Autarquias têm personalidade de direito público, não é o caso do Serpro.
  • D) Fundação Pública: Fundação pública pode até ter direito privado, mas não é o formato legal do Serpro.
  • E) Sociedade de Economia Mista: Seu capital é misto (público e privado); o do Serpro é 100% público.

Pegadinha: Cuidado! Termos como “serviço” podem confundir, sugerindo a estrutura de um órgão, mas a análise deve ser da natureza jurídica da entidade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) é a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil.[4] Foi criado pela Lei nº 4.516, de 1 de dezembro de 1964,[5] para modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da administração pública. É uma empresa vinculada ao Ministério da Fazenda e cresceu desenvolvendo programas e serviços que permitiram maior controle e transparência sobre a receita e os gastos públicos. Consolidou-se aprimorando tecnologias adotadas por diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, e incorporadas à vida do cidadão brasileiro

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo