Programa criado em 2011 pelo Ministério da Saúde, regido atu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2763284 Direito Sanitário

Programa criado em 2011 pelo Ministério da Saúde, regido atualmente pela Portaria nº 1.645, de 02/10/2015, tem como principal objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Interpretação do enunciado:

A questão versa sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), destacando seus objetivos: ampliar o acesso, melhorar a qualidade e garantir padrão comparável de atenção básica no Brasil. Trata-se de tema central para o Cirurgião Dentista na Saúde da Família, diretamente relacionado à atuação nas equipes de saúde bucal vinculadas à Atenção Básica.

Legislação Aplicável:

Portaria nº 1.645/2015, Art. 1º – “Institui o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), com o objetivo de induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente.”

Tema central e Conhecimentos Necessários:

O candidato deve reconhecer programas estratégicos do Ministério da Saúde e saber distinguir entre programas, políticas e estratégias nacionais, compreendendo terminologia específica.

Exemplo prático:

Uma unidade básica de saúde (UBS) participa do PMAQ-AB, recebendo avaliações externas periódicas que balizam repasse de incentivos financeiros conforme os resultados atingidos, promovendo melhorias concretas na estrutura e no atendimento odontológico.

Justificando a alternativa correta (D – PMAQ-AB):

PMAQ-AB é o único programa da lista criado para induzir e avaliar a melhoria do acesso e da qualidade na Atenção Básica, conforme expressamente indicado na Portaria nº 1.645/2015.

Análise crítica das alternativas incorretas:

  • (A) PNH: Política Nacional de Humanização – trata da humanização do atendimento, não aborda necessariamente avaliação de acesso e qualidade.
  • (B) PNEPS: Política Nacional de Educação Permanente em Saúde – refere-se à qualificação dos profissionais, não é voltada para avaliação do acesso e qualidade assistencial.
  • (C) PNAB: Política Nacional de Atenção Básica – é a diretriz geral da Atenção Básica, não um programa específico de avaliação e indução da qualidade.
  • (E) PNSB: Política Nacional de Saúde Bucal – aborda políticas de saúde bucal, mas não sua avaliação quantitativa/qualitativa nas UBS.

Pegadinhas:

Fique atento à confusão entre siglas: as demais alternativas são políticas mais amplas. O PMAQ-AB é específico, com ações de avaliação e indução de melhorias, o que é cobrado no enunciado.

Doutrina:

Segundo Jamile Pinheiro Karbage Salmito, o PMAQ-AB é essencial para institucionalizar a avaliação de serviços de saúde, promovendo melhorias contínuas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Programa Nacional de Melhoria de Acesso a Qualidade da Atenção Básica=PMAQ-AB

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo